Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância

Autores/as

  • Heloísa Helena Pimenta Rocha UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i13.4204

Palabras clave:

Aprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.

Resumen

Este artigo analisa aspectos ligados à criação e atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo. Examina algumas das práticas de higienização e disciplinamento da infância instituídas nas escolas primárias paulistas, como parte da atuação do corpo de médicos inspetores escolares, detendo-se, mais especificamente, naquelas que se articulam aos intentos de produção de um conhecimento científico sobre a infância. Busca, nesse sentido, responder a algumas indagações que fazem parte de um investimento de pesquisa mais amplo, por meio do qual se procura compreender os vínculos entre as pautas de higienização e os intentos de universalização e modernização do ensino primário em São Paulo, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do século XX.

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Biografía del autor/a

Heloísa Helena Pimenta Rocha, UNICAMP

Doutora cm Educação pela USP. Professora na Faculdade de Educação da UNICAMP e membro do comitê gestor do Centro de Memória da Educação/UNICAMP.

Publicado

2018-02-11

Cómo citar

ROCHA, H. H. P. Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 201–218, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i13.4204. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS