CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6770

Palabras clave:

Filmes;, Educação e Saúde;, Formação de Professores;

Resumen

O texto apresenta como temática o uso do cinema no ensino. Essa pesquisa objetivou analisar a utilização do cinema nos processos formativos de professores, com enfoque na temática saúde, nas dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira. Para tanto, realizamos uma investigação do tipo estado do conhecimento na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). O corpus de pesquisa foi composto por 12 trabalhos, sendo 5 teses e 7 dissertações. A partir da análise de conteúdo emergiram duas categorias: i) cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores, a qual discorre sobre o processo formativo e a utilização do cinema como metodologia didática no ensino para debater diferentes assuntos; e, ii) ensino de ciência e a utilização do cinema na discussão do tema saúde, diretamente ligada ao uso do cinema em sala de aula e ambientes formativos na discussão do tema saúde. Ainda são recentes as pesquisas que tratam dos filmes para o trabalho com as questões de saúde. Cabe destacar que o uso do cinema no ensino oportuniza a aprendizagem, quando proposto pelo viés investigativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloisa da Silva Pauletti, UFFS

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestranda em Ensino de Ciências do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.

Eliane Gonçalves dos Santos, UFFS

Doutora em Educação nas Ciências, Docente do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo

Citas

BARCA, Lacy. As múltiplas imagens do cientista no cinema. Comunicação & Educação, v. 10, n. 1, p. 31-39, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p31-39. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507. Acesso em: 19 jul. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Brasília/DF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T. dos; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 12-47.

CASTRO, Cilmar Santos de. O cinema de ficção científica para além das fronteiras disciplinares: construindo saberes interconectados em práticas docentes. 2018. 284 p. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/37720/2/cilmar_castro_ioc_dout_2018.pdf. Acesso em: 6 jul. 2021.

CHASSOT, Aticco. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

CIELO, Fernanda; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Educação e Cinema / Education and Cinema. Revista Pedagógica, v. 15, n. 30, p. 615, 21 ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v15i30.1584.

CHIESA BARTELMEBS, R.; VENTURI, T.; DE SOUSA, R. Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-Graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 4, n. 5, p. 64-85, 20 ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12564. Acesso em: 6 jul. 2021.

DAVID, Mariano Gazineu; CORRÊA , Mônica Ferreira. As diversas faces da dúvida – ceticismo, negacionismo e confiança nas ciências. Em Construção – Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciências, Rio de Janeiro, ano 2020, ed. 8, p. 158-172, 11 dez. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao/article/view/54268/36084. Acesso em: 28 jun. 2021.

DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2011.

FERREIRA, Marcos Ramon Gomes. Projeto cinema e filosofia na escola. 2010. Disponível em: http://blogdocolun.blogspot.com/2008/08/projeto-cinema-e-filosofia-na-escola.html. Acesso em: 4 jul. 2021.

GIORDAN, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

GIL PÉREZ, Daniel; FERNÁNDEZ, Isabel; CARRASCOSA, Jaime; PRAIA, João; CACHAPUZ, Antonio. Para uma imagem não deformada de ciência. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125- 153, 2001.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Editora Appris, 2013.

HAZEN, Robert M.; TREFIL, James. Saber Ciências. São Paulo: Editora de Cultura, 2005.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

LARRUSCAIN, Ida Ourica dos Santos; OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo. O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. Coleção de trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Mídias na Educação – EaD. O Manancial – Repositório Digital da UFSM. Santana do Livramento/RS, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2576. Acesso em: 12 jul. 2021.

LIMA, Daniel Rodrigues de. Cinema e História: o filme como recurso didático no ensino/aprendizagem da história. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador/sete/7daniel.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MARTINI, Jussara Perreira. Hanseníase – estigmas e preconceitos: uma temática para ser abordada nas escolas de ensino fundamental e médio. 1999. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 1999.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MOHR, Adriana. A natureza da educação e saúde no Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 409 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia Torres. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 199-203, abr./jun. 1992.

MORAN, José Manoel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 1º maio. 2021.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 13 out. 2014.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

LIMA, Daniel Rodrigues de. Cinema e História: o filme como recurso didático no ensino/aprendizagem da história. Disponível em < http://www.historialivre.com/revistahistoriador/sete/7daniel.pdf>. Acessado em 17.01.2021

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. Cinema e imaginário científico. Revista História, Ciências, Saúde Manguinhos, v. 13, p. 133-150, 2006.

OLIVEIRA, Silmara Sartoreto; GUERREIRO, Lariza Borges; BONFIM, Patrícia Mendes. Educação para a saúde: a doença como conteúdo nas aulas de ciências. História, Ciências, Saúde Manguinhos, [S.L.], v. 14, n. 4, p. 1.313-1.328, dez. 2007. Fapunifesp (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000400011. Acesso em: 12 maio. 2021.

PORTO, Mayla Yara. Uma revolta popular contra a vacinação. Cienc. Cult., São Paulo, v. 55, n. 1, p. 53-54, jan./mar. 2003.

RUDEK, Karine; SANTOS, Eliane Gonçalves dos; HERMEL, Erica do Espirito Santo. Análise fílmica de “Preciosa” e “Maus hábitos”: possíveis discussões de saúde no ensino de ciência. Educação e linguagem, São Paulo, v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/9889. Acesso em: 26 jul. 2021.

SANTOS, Eliane Gonçalves dos. A educação em saúde nos processos formativos de professores de ciências da natureza mediada por filmes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.

SANTOS, Eliane Gonçalves dos; ARAÚJO, Maria Cristina de Pansera. Implicações de um processo formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, n. 5, p. 517-539, 18 dez. 2020.

SILVA, Josineide Alves. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Revista Intersaberes, v. 9, n. 18, p. 361-373, jul.-dez. 2014.

SILVA, Tarcízio. Os filmes infantis e a aprendizagem de ciências na sala de aula. In: SANTOS, L. H. S. (org.). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 55-68.

SILVA, Veruska Anacirema Santos da. Memória e cultura: cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória, Linguagem e Sociedade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, 2010.

SILVEIRA, Priscila Maia Braz. A utilização do cinema no ensino de ciências sob a perspectiva CTS: desafios e dificuldades na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasilia – UNB, 2016.

SOARES, Luiz Paulo da Silva; CHAIGAR, Vânia Alves Martins. A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 63, p. 1.596-1.615, dez. 2019. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24831. Acesso em: 26 jul. 2021.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. O taylorismo e a construção da medicina das classes populares. Serviço Social e Sociedade. V1, n6 São Paulo, 1998.

VENTURA COSTA, L.; VENTURI, T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 4, n. 6, p. 417-436, 8 out. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12393. Acesso em: 6 jul. 2021.

Publicado

2022-06-17

Cómo citar

DA SILVA PAULETTI, E.; SANTOS, E. G. dos. CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6770. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6770. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua