A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8027

Palabras clave:

Infância, Mercado, Saúde mental, Tecnologias digitais

Resumen

O artigo resulta de pesquisa teórica, natureza qualitativa, com o objetivo de refletir e alertar a respeito dos impactos e das consequências da era digital na vida de crianças e adolescentes enquanto consumidores. A era digital está em curso, mas ainda não se tem a noção de seus reais impactos na sua saúde, educação, comportamento e relações sociais. O mercado está alerta e já possui estratégias de como gerar desejo, vender e obter lucros com a economia da atenção, isto é, com vigoroso apelo ao visual e ao desejo, em um ambiente no qual crianças e jovens estão navegando. A lógica é atrair consumidores e fidelizá-los desde cedo. Pais e educadores precisam estar conscientes, atentos, próximos de seus filhos, dar-lhes afeto, dialogar, orientá-los e prevenir possíveis efeitos nocivos. Dar proteção e produzir esclarecimento são mecanismos que auxiliam no bom uso das tecnologias e, consequentemente, para usufruir do que elas possuem de bom.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Antropologia Filosófica. Graduado em Filosofia. Professor do PPGEDU e PPGAIS da URI.

Marina Golo Anzolin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Acadêmica do Curso de Medicina da URI Erechim.

Neila Ana Provenzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Unijuí na região das Missões. Mestraem Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora voluntária na disciplina Sociologia da Educação, História, Pedagogia e Educação e Ensino Médio: docência e processos pedagógicos da UERGS - Unidade de São Luiz Gonzaga(RS).

Publicado

2025-04-12

Cómo citar

NOGARO, A.; ANZOLIN, M. G.; PROVENZI, N. A. A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8027, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8027. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8027. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua