A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
aproximações com a Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8263Keywords:
Educação inclusiva, Educação infantil, Desenho Universal para Aprendizagem, Práticas de ensinoAbstract
O processo de construção da escola inclusiva ainda enfrenta desafios importantes em todo o mundo. Assim, os/as profissionais da educação têm procurado suportes para a efetivação das práticas de ensino inclusivas nos diferentes níveis de ensino. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa que aproximou a educação inclusiva e o desenho universal para aprendizagem (DUA), tendo em vista a garantia dos direitos educacionais no campo da Educação Infantil. Os resultados apontaram, de fato, para a relevância do DUA como uma abordagem curricular inclusiva, todavia, indicaram também a carência de pesquisas sobre esse tema vinculado à educação infantil. Em suma, há uma predominância de investigações que envolvem pesquisa aplicada e formativa junto aos professores da educação básica em geral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








