A Dimensão Mítica da Formação do Profissional de Marketing: 90% de Inspiração e 10% de Transpiração?

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.128

Resumo

Neste artigo, procura-se contribuir para a análise dos principais requisitos que devem ser levados em consideração na formação do profissional de marketing. A forma proposta para tanto é a elaboração de uma discussão teórica sobre tal formação, lançando luz aos diversos pontosdevista defendidos pelos acadêmicos e propondo um plano de ação para o enriquecimento da formação deste profissional. Temas pertinentes à disciplina, tais como, sua caracterização como ciência ou arte, a definição de suas escolas de pensamento, a elaboração de teorias gerais e o seu escopo, foram revisitados, sob a perspectiva de sua importância na constituição da crítica necessária ao profissional de marketing no desempenho de seus múltiplos potenciais de atuação. São, ainda, apontadas algumas diretrizes para que se consiga criar barreiras sólidas ao processo, vazio, de espetacularização da profissão. Além destes pontos, ressalta-se que o artigo pretende constituir uma abertura  para que outros estudos sobre o tema possam ser desenvolvidos.

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Publicado

2009-07-09

Edição

Seção

Artigos