Empreendedorismo na gestão universitária: um estudo de caso

Autores

  • Victor Meyer Jr. Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Bernardo Meyer Universidade Federal do Paraná
  • Regina Arns da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.72

Resumo

O cenário que se apresenta às instituições de educação superior privadas brasileiras traz desafios que ameaçam suas posições no mercado, fazendo com que elas procurem incorporar novas abordagens gerenciais visando maior competitividade. Neste contexto, o empreendedorismo surge como uma abordagem importante para o estímulo de iniciativas de inovação e diferenciação. O objetivo deste trabalho é analisar a presença do empreendedorismo na gestão universitária em uma instituição de educação superior e sua importância para o desempenho organizacional. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, uma vez que o trabalho tem como foco uma instituição de educação superior privada localizada em Curitiba, estado do Paraná. A análise revela que os gestores possuem um adequado entendimento de empreendedorismo, assim como apresentam perfil empreendedor com destaque para assumir riscos com novos projetos, capacidade para transformar novas ideias em negócios e atenção para a qualidade e eficiência dos serviços produzidos. No entendimento dos gestores, ações empreendedoras estão presentes na gestão universitária, especialmente no que se refere à oferta de cursos adequados às especificidades do mercado e à criatividade na formulação de novos cursos. As conclusões indicam que a instituição, por possuir gestores com postura empreendedora, está preparada para desenvolver ações que proporcionem vantagens competitivas.

Biografia do Autor

Victor Meyer Jr., Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Economia pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Administração Universitária na University of Houston (EUA) e pós-doutorado na University of Michigan (EUA). Atualmente é Professor do Programa de Doutorado em Administração da PUCPR. Sua área de pesquisa está relacionada à estratégia e gestão de instituições de ensino superior

Bernardo Meyer, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração pela ESAG/UDESC, tem mestrado em administração na DePaul University (EUA). Atualmente é Doutorando em Administração na Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR. Sua área de pesquisa está relacionada à estratégia e negócios internacionais.

Regina Arns da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Economia e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Atualmente é diretora executiva da empresa Espaço Empreendedor. Sua área de pesquisa está relacionada à empreendedorismo e gestão de instituições de ensino superior.

Downloads

Publicado

2009-07-09

Edição

Seção

Artigos