Ouvindo a Voz do Mercado: O Varejo e os Clientes Portadores de Deficiência Auditiva

Autores

  • Paulo Ricardo Meira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Eduardo Amaro Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Carolina Quadros Almeida UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.74

Resumo

A presente pesquisa qualitativa busca subsídios para o entendimento de como o varejo pode satisfazer a necessidade de uma parcela de consumidores normalmente esquecida: os consumidores portadores de deficiência auditiva. É histórica no mundo negócios a recomendação druckeriana de que as empresas devam ser efetivas, contribuindo para uma sociedade melhor. Por outro lado, no aspecto de cidadania, uma melhor qualidade de vida pode ser produzida para segmentos da sociedade desprovidos da integralidade sensorial. Este projeto, baseado em metodologia de influência fenomenológica, explora a interface entre o papel das empresas e o consumo, enquanto interação social, ao analisar a qualidade das interações de consumo das pessoas portadoras de deficiência auditiva. Como resultado, identificou-se, efetivamente, diversas dificuldades dos clientes com deficiência auditiva nas suas interações de compra e, a partir disso, no final deste texto estão relacionadas algumas implicações gerenciais.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Meira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Marketing do Centro Universitário Ritter dos Reis, Técnico Superior em Trânsito/Publicitário do Detran/RS e Doutorando em Marketing pelo PPGA/UFRGS

Luiz Eduardo Amaro, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS e Professor de Administração do Centro Universitário Ritter dos Reis

Carolina Quadros Almeida, UniRitter

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Ritter dos Reis

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Publicado

2009-07-09

Edição

Seção

Artigos