AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FASE PREPARATÓRIA DAS COMPRAS COMPARTILHADAS DO IFRO CAMPUS CACOAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v17i3.7810Palavras-chave:
Lei nº 14.133/2021, Tríade de Competência, Planejamento da LicitaçãoResumo
Objetivo: avaliar as competências disponíveis no IFRO Campus Cacoal, mediante mapeamento e em vista dos requisitos definidos no art. 7º da Lei nº 14.133/2021.
Método/abordagem: estudo de caso com abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando-se de procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A análise dos dados foi realizada mediante a seleção temática, análises cruzadas e triangulação, criando-se duas categorias: planejamento e competências requeridas.
Principais Resultados: identificou-se que, entre os servidores, 13 têm formação compatível; 13 possuem experiência em licitação e 1 possui capacitação na área específica. Observou-se a necessidade de conhecer o objeto demandado e ter habilidade em descrevê-lo, operacionalizar os sistemas e possuir perfil adequado para atuar nos processos de licitação.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: Essa pesquisa possibilitou evidenciar a identificação de competências na fase preparatória da licitação. Propôs uma matriz de competências e um treinamento nivelador aos servidores da unidade. Sugeriu-se a revisão das compras compartilhadas, a continuidade de estudos de avaliação de competências nas demais fases licitatórias e o aprofundamento da avaliação de competências para as demais funções definidas na Lei.
Originalidade/relevância: a gestão por competência em licitação trata-se de uma inovação legislativa. Com a transição entre as leis de licitação, torna-se necessário o estudo sobre o tema, tendo em vista sua recenticidade e a exigência no novel diploma.
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