GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL E DA CAPACIDADE ABSORTIVA COMO FUNDAMENTOS DO DESEMPENHO INOVADOR

Autores

  • Jéferson Deleon Fávero FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Péricles Ewaldo Jader Pereira FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Giancarlo Gomes FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.5107

Resumo

A cada dia que passa o cenário encontrado nas indústrias se torna mais complexo, nesse contexto existe a necessidade e a busca constante por inovação. O capital intelectual e a capacidade absortiva têm sido observados como um recurso estratégico das organizações devido a capacidade que a empresa possui em criar e aplicar a sua base de conhecimento. Neste contexto, sugere-se que o desempenho inovador (DI) é influenciado pela gestão do capital intelectual (CI) e da capacidade absortiva (ACAP). Baseado em uma perspectiva mais integradora, o objetivo do artigo é analisar se o desempenho inovador é influenciado pela gestão do (CI), da (ACAP). Com base em uma amostra de 97 empresas do segmento metalmecânico, utilizou-se da modelagem de equações estruturais para estimar se há influência das dimensões do capital intelectual e da capacidade absortiva nas dimensões do desempenho inovador. Os resultados revelam que tanto o capital intelectual, quanto a capacidade absortiva isoladamente influenciam o desempenho inovador. No entanto, não há evidências de influência quando o capital intelectual e o desempenho inovador é mediado pela capacidade absortiva.

Biografia do Autor

Jéferson Deleon Fávero, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Administração e Ciências Contábeis (PPGCCA - FURB), Mestre em Administração - FURB, Blumenau - SC. Possui especialização Lato Sensu em Gestão Financeira e de Custos, em Gestão Empresarial e em Gestão e Tutoria pelo Instituto Catarinense de Pós-graduação - ICPG. Graduação em Administração com ênfase em Finanças pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. - UNIASSELVI. Atualmente é Coordenador de Operações SESI/SENAI - Vale do Itajaí - SC e Professor de Gestão Financeira e Logística - UNIASSELVI - Indaial. Experiência na área de Administração com ênfase em Finanças e Logística. Linhas de pesquisa: Gestão Organizacional e Logística.

Péricles Ewaldo Jader Pereira, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2017). Especialista em Gestão de Negócios e Vendas pela Uniasselvi, (2015), em Marketing Empresarial pela Uniasselvi, (2015) e MBA em Liderança e Coaching pela Uniasselvi, (2016). Possui graduação em Administração (Tecnologia em Processos Gerenciais), pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Empresarial e Marketing. Atua como Supervisor de Disciplinas no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi/NEAD) - Professor do Ensino Presencial e de Pós-Graduação Presencial no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Giancarlo Gomes, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Especialização em Sistemas da Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006). Mestrado em Administração pela Fundação Universidade de Blumenau (2009). Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB (2013), com período sanduíche na Universitat de València - Espanha. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau - FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Doutorado). Professor das disciplinas: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração (Mestrado) e Inovação e Cultura Organizacional (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional e Inovação em Produtos e Processos. Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Pesquisas em Cultura e Inovação Organizacional e Inter-relacionamento. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGAd/FURB.

Luciano Castro de Carvalho, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004). Especialista em Controladoria e Finanças pela FUCAPE/ES, Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Doutor em Administração pela FGV/SP (com Bolsa FAPESP), com estagio em Indiana University-Pardue Indianapolis University (IUPUI) com Bolsa CAPES, Estados Unidos, com foco em Gestão de Operações e Competitividade. Membro do Fórum de Inovação da EAESP/FGV, realiza pesquisas na área de Gestão de Operações, Qualidade em Serviços e Inovação.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Artigos