MÍDIA-EDUCAÇÃO
o modo como nós interpretamos o mundo e como os outros interpretam o mundo por nós
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7373Palavras-chave:
Mídia, Formação inicial de professores, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão, a partir da discussão sobre mídia-educação, acerca da relação entre os futuros professores da educação básica e a mídia. Participaram deste estudo 19 acadêmicos matriculados na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação, no 7º período do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, vespertino, 1º semestre de 2021, realizado remotamente, on-line, com atividades síncronas e assíncronas. Partindo da discussão sobre os “conceitos-chave”: linguagem, audiências, instituições de mídia e representação (Siqueira, 2013) para análise da mídia-educação na formação inicial de professores em um diálogo com os fundamentos da democracia, da negociação de sentidos e da multimodalidade. Os resultados evidenciam que a realização de somente uma leitura superficial dos textos midiáticos durante as atividades, sem analisar o contexto no qual foram produzidos não é suficiente para se fazer uma leitura crítica da mídia, sendo assim é importante que os acadêmicos de um curso de licenciatura tenham acesso a uma diversidade de fontes de informação, criando possibilidades de ampliarem a bagagem cultural, a fim de que se tornem usuários críticos e criativos da mídia e não apenas meros consumidores.
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