O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
um olhar sobre a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8080Palavras-chave:
Prática Docente, Deficiência Intelectual, Formação ContinuadaResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a prática e formação docente, no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o ensino do estudante com Deficiência Intelectual nos Centros de Ensino (CEs) da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís/MA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, exploratória e do tipo colaborativa. Os princípios teóricos estão apoiados nos estudos de Vigotski, com ênfase na aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual. A pesquisa foi realizada com quatro professoras que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); e os instrumentos e técnicas procedimentais para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias analíticas, baseadas na teoria de Bardin (2011). Constatou-se que a prática e a formação docente são consideradas, pelas professoras, como indissociáveis. Concluiu-se a carência de formações docentes mais específicas para os professores do AEE e, ainda mais, àquelas direcionadas por tipo de deficiência e que pudessem focar mais em práticas docentes. Ofertadas, em sua maioria, pela Superintendência de Modalidades e Diversidades de Ensino, as formações para os professores atuantes no AEE da Rede Estadual de Ensino do Maranhão estão numa realidade redundante de trazer atualizações em conhecimentos legislativos para os professores da Educação Especial, tornando escassas as formações com foco em práticas e estratégias de ensino para esses estudantes.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.
APARECIDA, G. de M.; SELMA, M. G.; FARIAS, J. D. Formação continuada de professores: perspectivas e contradições epistemológicas recorrentes na elaboração de documentos oficiais da educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4746. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4746. Acesso em: 13 jun. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, Alessandra. Alunos com deficiência nas escolas regulares: limites de um discurso. Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 14, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000300008
BEYER, Hugo Otto. Da integração escolar a educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto et al. (Orgs.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas: Porto Alegre: Mediação, 2006.
BRASIL. Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. PCN. Brasília: MEC/SEED, 1999.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria no 555/2007, prorrogada pela Portaria no 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.
BRASIL. Presidência da República. Decreto Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 07 de julho de 2015. Não paginado.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015 Acesso em: 25 mar. 2022.
BUENO, José Geraldo Silveira. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 3, n. 5, p. 7-25, 1999.
CAVALCANTE, Lucíola Inês Pessoa. Formação Continuada, profissionalização docente e a complexidade de ser professor. In: GHEDIN, Evandro. (Org.). Perspectivas em formação de professores. Manaus: Editora Valer, 2007.
CORREIA, Gilvane B. Educação especial e currículo: das adaptações curriculares à acessibilidade curricular. In: ANPED SUL 2016 – Reunião Científica Regional da ANPED, julho de 2016, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPED SUL, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wpcontent/uploads /2015/11/eixo2 2_GILVANE-BELEM-CORREIA.pdf. Acesso em: 16 de março de 2024.
FELICIO, Natália Costa de; FANTACINI, Renata Fernandes; TOREZAN, Keila Roberta. Atendimento educacional especializado: reflexões acerca da formação de professores e das políticas nacionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 139-154, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index. php/reveduc/article/view/1508. Acesso em: 23 set. 2023.
FERREIRA, Bráulio Vinícius. Uma orientação didático-pedagógica para a construção do conhecimento dos métodos descritivos. Departamento de Artes e Arquitetura - Escola Prof. Edgar Albuquerque Graeff. Universidade Católica de Goiás, 2021. Disponível em: http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/Iedipe/Gt9/9-a_orientacao.htm. Acesso em: 15 de março de 2024.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119, março de 2013.
LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 2ª ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2008.
MACHADO, Andréa Carla; ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Revista Psicopedagogia, [S. l.], v. 27, n. 84, p. 344-351, 2010.
MANTOAN, Maria Tereza Egler (Org.). Caminhos pedagógicos da inclusão. Como estamos implementando a educação (de qualidade) para todos nas escolas brasileiras. São Paulo: Memnon, 2001.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Secretaria Adjunta de Ensino. Dados da SEDUC sobre a Educação no Estado do Maranhão. São Luís: Portal da SEDUC, 2019. Disponível em: www.seduc.gov.ma.com.br. Acesso em: 12 out. 2023.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, Antônio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402. Acesso em: 20 de março de 2024.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Sammus, 1992.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
PLETSCH, Márcia Denise; BRAUN, Patrícia. A inclusão de pessoas com deficiência mental: um processo em construção. Revista Democratizar, Faetec/SECT-RJ, v. 2, n. 2. mai./ago. 2008. Disponível em: http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/livros_artigos/pdf/defic_mental.pdf. Acesso em: 09 de março de 2024.
RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, [S. l.], v. 16, p. 109-116, 2003.
SMITH, Deborah D. Distúrbios de aprendizagem. In: SMITH, Deborah D. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TRENTIN, Valéria Becher. Às vezes parece que eles entendem...: a compreensão dos educadores sobre a inclusão escolar. 2011. Dissertação mestrado em educação. Blumenau: FURB, 2011.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a historia do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Escogidas – Tomo cinco: fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1983.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, SP, ano 21, n. 71, p. 21-44, out. 2001.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras completas – Tomo cinco: fundamentos de defectologia. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contexto profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.