Efeitos dos exercícios de controle neuromuscular da cintura escapular para jogadores de basquete em cadeira de rodas
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1749Palavras-chave:
epistemologia, administração, ciênciaResumo
Introdução: O treino de controle neuromuscular é importante na reabilitação e na prática esportiva. Objetivo: Verificar os efeitos dos exercícios de controle neuromuscular da cintura escapular para jogadores de basquete em cadeira de rodas. Materiais e métodos: A pesquisa caracteriza-se por um estudo longitudinal do tipo descritivo-exploratório, de caráter quantitativo. A amostra foi composta por nove homens, atletas cadeirantes praticantes de basquete, com idade média de 37,78 anos, portadores de lesão medular (67%), amputação (22%) e poliomielite (11%). Os exercícios de controle neuromuscular foram realizados duas vezes por semana, por 14 semanas, em um total de 25 sessões. Para análise dos dados foi utilizado o teste t-student pareado e o nível de significância foi p≤0,05. Foi realizado teste de agilidade e potência pré e pós-intervenção. Resultados: No teste de agilidade verificouse uma diferença estatisticamente significativa (p<0,0001) quando comparados os valores de pré-intervenção, com média de 18,13 ± 1,63 segundos, e pós-intervenção, com média de 14,29 ± 1,10 segundos; e no teste de potência, observou diferença estatisticamente significativa (p<0,0013), onde, na fase anterior ao treinamento, obteve-se a média de 8,10 ± 1,04 cm e na fase posterior ao treinamento, obteve-se a média de 8,93 ± 0,78 cm. Conclusão: Os exercícios de controle neuromuscular da cintura escapular tiveram um resultado positivo nesta pesquisa, por incrementar a potência de membros superiores e a agilidade em cadeira de rodas que são fundamentais no desempenho desta modalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ZALESKI, T. D. P.; JANTARA, S. R. G.; AGOSTINI, G. D.; GUEDES, J. M. Efeitos dos exercícios de controle neuromuscular da cintura escapular para jogadores de basquete em cadeira de rodas. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 43–47, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1749. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1749. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).