Perfil epidemiológico de crianças em tratamento fisioterapêutico na enfermaria pediátrica Hospital Santa Terezinha de Erechim

Autores

  • Chaline Flores Franceschi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Debora Rigon Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Andréa Bardelotto Maciel Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Fernanda Dal’Maso Camera Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Ana Laura Nicoletti Carvalho Petry Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Ana Lucia de Carvalho Morsch Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1754

Palavras-chave:

Esquema de Pesquisa, Métodos de pesquisa, técnicas de pesquisa

Resumo

Introdução: Na prática hospitalar e ambulatorial, um elevado número de solicitações médicas para intervenção fisioterapêutica em crianças. A fisioterapia respiratória é muito vasta na prática profissional e atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos. Pode ser realizada em ambientes hospitalares, no pré e pós-operatório de diversas cirurgias, em unidade de terapia intensiva, clínicas, ambulatórios, centro de assistência e reabilitação e até mesmo na casa do paciente quando se fizer necessário. O tratamento fisioterápico a estes pacientes se faz através de técnicas manuais e instrumentais. Objetivos: Este estudo objetivou descrever as características, os diagnósticos, objetivos e condutas fisioterapêuticas dos pacientes internados na enfermaria pediátrica do Hospital Santa Terezinha no primeiro semestre de 2013. Materiais e métodos: Os dados foram coletados por meio das evoluções fisioterapêuticas da Enfermaria Pediátrica, durante o primeiro semestre de 2013. Foram analisadas 36 evoluções fisioterapêuticas, traçando idade, diagnóstico, objetivos e condutas fisioterapêuticas. Resultados: Constatou- e que o principal diagnóstico dos pacientes internados na enfermaria pediátrica era pneumonia (63,88%). O objetivo fisioterapêutico mais aplicado foi a higiene brônquica (88,88%). E a conduta fisioterapêutica mais usada foi a tapotagem (91,66%). Percebe-se que, diante dos dados obtidos neste estudo, a principal causa de internações de crianças com idade média de um ano e dez meses na enfermaria pediátrica é a pneumonia. Consequentemente, o objetivo fisioterapêutico aplicado foi a higiene brônquica com as técnicas de tapotagem e aceleração de fluxo expiratório, por estas serem técnicas manuais usadas frequentemente em crianças com essa faixa etária. Conclusão: Sendo assim, o perfil de paciente atendidos pela fisioterapia no Hospital Santa Terezinha está de acordo com as características comumente encontrados em outros hospitais.  

Downloads

Como Citar

FRANCESCHI, C. F.; RIGON, D.; MACIEL, A. B.; CAMERA, F. D.; PETRY, A. L. N. C.; MORSCH, A. L. de C. Perfil epidemiológico de crianças em tratamento fisioterapêutico na enfermaria pediátrica Hospital Santa Terezinha de Erechim. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 70–75, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1754. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1754. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos