Condições de trabalho e saúde de professores do ensino superior no oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1756Resumo
Introdução: Os estudos das condições de saúde e trabalho de grupos ocupacionais permitem caracterizar os processos laborativos e construir um perfil para compreender as interações entre trabalho e a saúde/doença. O número de professores universitários aumentou em função da expansão do ensino superior e são poucas as publicações sobre a situação de saúde destes, o que demanda uma atenção especial. Objetivos: Analisar as condições de saúde e trabalho dos professores universitários numa instituição de ensino superior (IES) comunitária no estado de Santa Catarina e identificar a interferência do trabalho no dia a dia dos professores. Métodos: A pesquisa é do tipo quantitativo e descritivo com amostra composta por 87 professores. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário adaptado de Matos (2003) e Taube (2002) e o item short form health survey do medical outcomes study – 36. Resultados: A média geral de idade foi de 43 (±7,9) anos, 93,10% eram doutores ou mestres, com média de 12,35 (±6,48) anos na função de professor e 10,86 (±5,60) anos de atuação na ies, realizando uma média de 6,85 (±2,66) horas diárias. Destes, 50,57% afirmaram realizar horas extras. A rotina de trabalho interferia no desempenho mental de 26,67% da amostra e desempenho físico em 28,33%; já 70% relataram ter sentido dor nas últimas quatro semanas e 83,91% afirmaram que as condições de saúde interferiram no seu trabalho. Conclusão: Os professores estão constantemente expostos a fatores de risco como a dor, realização de horas extras, sobrecarga mental e física e desestimulo pela função, o que pode gerar vários transtornos físicos e psíquicos.Downloads
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REZER, C. N.; DONAT, M. F.; FERRETTI, F.; BRAGHINI, C. C. Condições de trabalho e saúde de professores do ensino superior no oeste catarinense. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 85–95, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1756. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1756. Acesso em: 5 nov. 2024.
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