Deficiência cognitiva e sua influência sobre os distúrbios de equilíbrio em idosos institucionalizados

Autores

  • Jaíne de Fátima Oliveira Andrade Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.
  • Lucimara de Carvalho Souza Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.
  • Michele Lacerda Pereira Ferrer Universidade São Francisco de Bragança Paulista – SP. http://orcid.org/0000-0003-2984-0997

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n1.3680

Palavras-chave:

Egídio Rocci, Arte Brasileira, História, Cidade, Lugar.

Resumo

Introdução: O envelhecimento fisiológico pode trazer declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos. Esse declínio pode influenciar a capacidade do idoso manter-se estável, pois o controle postural engloba tarefas motoras complexas que envolvem a interação entre componentes musculoesqueléticos e informações do sistema visual, vestibular e proprioceptivo. Além disso, estudos apontam que quando o indivíduo é colocado frente a múltiplas tarefas, sua demanda de atenção aumenta e se torna mais difícil manter o equilíbrio. Dessa forma, o presente estudo enfatiza a importância de se realizar um diagnóstico precoce de distúrbios de equilíbrio, que podem ou não estar associados à deficiência cognitiva, a fim de realizar futuras intervenções melhorando a qualidade de vida do idoso. Objetivo: Identificar o perfil de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e investigar se há associação entre deficiência cognitiva e distúrbios de equilíbrio. Metodologia: Estudo transversal, realizado em uma ILPI de Bragança Paulista - SP, que consistiu em análise dos prontuários de 80 idosos. A função cognitiva foi avaliada por meio do escore do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e o equilíbrio foi avaliado por meio do registro das Estratégias Motoras Compensatórias e do Teste Romberg. Para analisar as possíveis associações foi realizada análise descritiva com o programa estatístico SPSS 22.0 e Teste Qui-Quadrado com nível de significância de p ≤ 0,05. Conclusão: O presente estudo possibilitou identificar o perfil funcional dos idosos residentes na Instituição, não sendo observada associação entre deficiência cognitiva e distúrbios de equilíbrio.

Biografia do Autor

Jaíne de Fátima Oliveira Andrade, Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.

Lucimara de Carvalho Souza, Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista - SP.

Michele Lacerda Pereira Ferrer, Universidade São Francisco de Bragança Paulista – SP.

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Doutoranda em Saúde Pública pela USP. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade São Francisco de Bragança Paulista – SP.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

ANDRADE, J. de F. O.; SOUZA, L. de C.; FERRER, M. L. P. Deficiência cognitiva e sua influência sobre os distúrbios de equilíbrio em idosos institucionalizados. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 5, n. 1, p. 21–30, 2017. DOI: 10.22298/rfs.2017.v5.n1.3680. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3680. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos