Oscilação do centro de pressão, equilíbrio e mobilidade funcional em pacientes com úlceras venosas crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5534

Resumo

Introdução: Sabe-se que o equilíbrio é reduzido no envelhecimento, no entanto, as alterações do equilíbrio em portadores de úlceras venosas é pouco conhecido. Objetivo: Avaliar a oscilação do centro de pressão, mobilidade funcional e equilíbrio de portadores de úlcera venosa em membros inferiores. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal. Participaram do estudo 8 pacientes portadores de úlceras venosas crônicas (66,87 ± 8,82 anos) de ambos os sexos, que apresentavam úlcera venosa unilateral ou bilateral. O equilíbrio foi avaliado pela escala de equilíbrio de Berg, a mobilidade funcional pelo Timed Up and Go e a oscilação do centro de pressão (COP) pela plataforma de baropodometria e estabilometria. Resultados: Observou-se risco de quedas em pacientes com feridas venosas em ambos os membros inferiores enquanto ausência de risco de quedas foi observada em pacientes com úlcera venosa crônica unilateral, maior oscilação do COP ântero-posterior em comparação à médio lateral na condição de olhos abertos e fechados em pacientes com úlcera venosa crônica unilateral, enquanto percebeu-se maior oscilação do COP ântero-posterior em comparação à médio lateral apenas na condição de olhos fechados no grupo de pacientes com feridas nos dois membros inferiores. Conclusão: Esses achados apontam para a necessidade de se repensar as intervenções direcionadas para pacientes portadores de ulceras venosas crônicas, com utilização de estratégias empregadas para promover a cicatrização da ferida e a melhora do equilíbrio e reduzir riscos de quedas, proporcionando o cuidado integral da saúde desses indivíduos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Blaszkowski Trombini, UniGuairacá

Fisioterapeuta. Mestre em Bioengenharia pela UNIVAP-SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela ABRAFIDEF/ COFFITO. Departamento de Fisioterapia da Faculdade UniGuairacá. Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Mariana Martins, Centro Universitário UniGuairacá

Graduada em Fisioterapia. Centro Universitário UniGuairacá. Guarapuava, Paraná, Brasil.

 

Hilana Rickli Fiuza Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Fisioterapeuta. Mestre em Atividade Física e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário UniGuairacá e do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)- Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-04

Como Citar

BLASZKOWSKI TROMBINI, K. C.; MARTINS, . M. .; MARTINS, H. R. F. . Oscilação do centro de pressão, equilíbrio e mobilidade funcional em pacientes com úlceras venosas crônicas. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 8, n. 1, p. 96–107, 2020. DOI: 10.22298/rfs.2020.v8.n1.5534. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5534. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos