ANÁLISE DA DÍVIDA PÚBLICA DE PRECATÓRIOS E SUA JUSTIÇA CONFORME A TEORIA DE JOHN RAWLS

Autores

Palavras-chave:

Justiça, Rawls, Precatórios

Resumo

A teoria de justiça de John Rawls, exposta inicialmente em sua obra “Uma Teoria de Justiça”, se baseia nos princípios da igualdade e da diferença, trazendo importantes reflexões sobre a estrutura da sociedade e da Constituição que a rege. Os precatórios, erigidos à tema constitucional no Brasil, objetivaram organizar e impessoalizar os pagamentos das Fazendas Públicas oriundos de decisões judiciais. Porém, suas constantes alterações e excessivo número de regras acabaram tornando-os uma questão complexa e incentivando os maus administradores públicos, que viram no instituto um modo de postergar eternamente suas dívidas. A questão da dívida pública está sempre nos noticiários, e novas emendas à Carta Magna buscando postergar os pagamentos estão em análise no Congresso Nacional. Este artigo, após discorrer acerca da teoria rawlsiana e dos precatórios, busca entender se os precatórios atendem aos princípios de justiça de John Rawls, fundamentados na equidade, sendo instituto adequado aos fins de impessoalização e organização do orçamento que se propõe. Do modo como está estruturado atualmente o sistema brasileiro de pagamento das Fazendas Públicas, com frequentes moratórias e dívidas sem pagamento por décadas, os precatórios não atendem ao prescrito pela teoria rawlsiana de justiça como equidade, diante do efeito de tal instituto nas condições de vida dos credores e, como resultado reflexo, de toda a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéphanie L. P. S. Mette, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Direito Público pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduada em Direito Público e com MBA em Inteligência Financeira. Advogada pela Universidade Federal do Paraná e Contadora pela FAE Business School Curitiba. Assessora de Juíza de Direito da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

Referências

CAMARA DOS DEPUTADOS. Evolução das despesas com precatórios da União: PEC dos Precatórios. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/56a-legislatura/pec-023-21-modifica-regime-precatorios-da-uniao/apresentacoes-em-eventos/29-09.21/copy_of_Miguelngelo.pdf. Acesso em 15 nov. 2023.

MOREIRA, Egon B., GRUPENMACHER, Betina T., KANAYAMA, Rodrigo L., AGOTTANI, Diogo Z. Precatórios: o seu novo regime jurídico. 3 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad.: Pisetta, Almiro; Esteves, Lenita M. R. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROUANET, Luiz P. Rawls: filósofo político do século 20. Revista Cult. Disponivel em: https://revistacult.uol.com.br/home/rawls-filosofo-politico-do-seculo-20/. Acesso em 15 out. 2023.

SILVA, Ricardo P. M. Teoria da Justiça de John Rawls. Revista de Informação Legislativa. Brasília. Ano 35, n. 138, abr/jun 1998. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/377/r138-16.pdf?sequence=4&isAllowed=y#:~:text=O%20primeiro%20princ%C3%ADpio%20de%20justi%C3%A7a,semelhante%20de%20liberdade%20para%20todos. Acesso em: 15 nov. 2023.

WENAR, Leif. John Rawls. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Summer 2021 Edition. Editora: Edward N. Zalta. Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/sum2021/entries/rawls/. Acesso em: 20 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Mette, S. (2025). ANÁLISE DA DÍVIDA PÚBLICA DE PRECATÓRIOS E SUA JUSTIÇA CONFORME A TEORIA DE JOHN RAWLS. Revista Grifos, 36(64), 1–17. Recuperado de https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/8157