Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas

Autores

  • Paulo Augusto Tamanini Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino.
  • Jean Mac Colle Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Maria do Socorro Souza Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino http://orcid.org/0000-0003-2373-6101

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4708

Palavras-chave:

crianças e adolescentes, direitos sociais, socialização/integração, legislação

Resumo

Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR). Doutor em História (CAPES/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IIFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Jean Mac Colle Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CNPq).  Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. É líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN).

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. Licenciada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. C

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

TAMANINI, P. A.; TAVARES SANTOS, J. M. C.; SOUZA, M. do S. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4708. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua