Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas

Autores/as

  • Paulo Augusto Tamanini Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino.
  • Jean Mac Colle Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • Maria do Socorro Souza Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino http://orcid.org/0000-0003-2373-6101

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4708

Palabras clave:

crianças e adolescentes, direitos sociais, socialização/integração, legislação

Resumen

Este estudo, de cunho bibliográfico, discute a inserção das tecnologias digitais na educação no contexto da cultura digital e as novas demandas teórico-metodológicas por ela exigidas, a fim de desenvolver a criticidade no uso das tecnologias, seja ao consumir, circular ou produzir conteúdo, visando à formação cidadã do aluno. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o texto aborda a cultura digital, seu conceito e características, a partir das mudanças culturais ocorridas nos últimos tempos, causadas pela revolução tecnológica e a consequente centralidade da cultura nesse contexto. Autores como Hall (1997), Heinsfeld e Pischetola (2017), Bortolazzo (2016), Lévy (1996, 1999), Arruda (2013, 2014) e Lemos (2003, 2008, 2009) serviram de referencial teórico para o debate. Pode-se concluir que a adequação da escola à cultura digital abrange bem mais do que a mera inserção dos artefatos digitais na prática pedagógica, exigindo profundas mudanças nos modelos pedagógicos vigentes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR). Doutor em História (CAPES/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IIFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Jean Mac Colle Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CNPq).  Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. É líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN).

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. Licenciada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. C

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

TAMANINI, P. A.; TAVARES SANTOS, J. M. C.; SOUZA, M. do S. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–19, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4708. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4708. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua