COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6019

Palavras-chave:

Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.

Resumo

O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem.  Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

Biografia do Autor

Claudio Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Centro Universitário Barriga Verde/SC. E-mail: claudiopoeta@yahoo.com.br

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, BR

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação Em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: marciafinimundi@gmail.com

Lívia Regina Saiani Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, BR

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da pós-graduação em Neurociências e Gestão Escolar na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS. E-mail: saianicrespi@gmail.com

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

COSTA, C.; NÓBILE, M.; CRESPI, L. R. S. . COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–28, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6019. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua