DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6052

Palavras-chave:

Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.

Resumo

A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ. E-mail: licacmoura@hotmail.com

Joyce da Costa Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM), bolsista no Programa de Iniciação Científica pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ. E-mail: joycoosta.8@outlook.com

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

MOURA, A. de C. .; LIMA, J. da C. DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6052. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

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