DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6052

Palabras clave:

Pesquisa. Ensino. Atividade investigativa. Educação básica.

Resumen

A atividade investigativa encontra-se no cerne da discussão deste artigo, temática a qual debruçamos nossos estudos e pesquisas. O diálogo entre ensino e pesquisa é o produto do que propomos como problemática a partir do objeto de pesquisa que trata sobre a pesquisa em educação no Brasil. Partindo da compreensão do professor como agente formador na Educação Básica, entendemos a pesquisa como eixo e apoio para a prática docente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa como atividade investigativa, possibilitando um ensino preocupado com a criticidade, reflexão do aluno sobre sua realidade e as questões que o permeiam como sujeito. Dispomo-nos discutir acerca do conceito de pesquisa, o papel da mesma na prática docente, bem como sua influência na formação do aluno na Educação Básica. Fomentamos o debate quanto à articulação da pesquisa com o ensino, à importância de uma formação inicial para a pesquisa como atividade investigativa e ao senso crítico-questionador do aluno, a partir de uma metodologia que consiste no trabalho bibliográfico sobre a temática da pesquisa em educação no Brasil e sua aproximação com as questões relacionadas ao ensino. Como resultado, apresentamos a possibilidade de uma perspectiva de ensino preocupada em suscitar e instigar a curiosidade e o questionamento a partir dos conteúdos já trabalhados nos mais diversificados segmentos da Educação Básica, a fim de produzir, de fato, a atividade investigativa no cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ. E-mail: licacmoura@hotmail.com

Joyce da Costa Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM), bolsista no Programa de Iniciação Científica pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ. E-mail: joycoosta.8@outlook.com

Citas

AMÂNCIO, Ana Maria; QUEIROZ, Ana Paula de; AMÂNCIO FILHO, Antenor. O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc) como estratégia educacional relevante. Revista nota de pesquisa, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 1999.

ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: CLAVES, S. M.; TIBALLI, E. F. (orgs.) Anais do VII Endipe. Goiânia, v. 2, 1994.

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais revista multidisciplinar, Salvador, v. 1, n.1, p. 01-12, jan/abr, 2016.

CORRÊA, Carina Tramontina. Teoria-prática-teoria: manifestações na prática escolar. Revista Pedagógica, Chapecó, n. 5, p. 97-105, jul/dez, 2000.

GATTI, Bernadete. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 65-81, jul, 2001.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista educação e sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out/dez, 2010.

GATTI, Bernadete. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan/abr, 2014.

GATTI, Bernadete. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 15-28, 3 abr. 2020.

GATTI, Bernadete. A formação de professores e a pesquisa educacional. Aula Magna 2020.2. 22ª Conversa com a FEUFF, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 26 de fev. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cQHFhpf2gqw. Acesso em: 26 de fev. 2021.

LÜDKE, Menga. O professor e sua formação para a pesquisa. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, p. 333-349, jul/dez, 2005.

MINAYO, Maria Célia de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Célia de Souza. O desafio da pesquisa social. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p.9-29.

MOURA, Aline de Carvalho. O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil: argumentos, debates e iniciativas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MOURA, Aline de Carvalho. Cursos de Extensão, uma questão institucional: a formação do professor pesquisador. X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro, de 01 a 04 de julho de 2019.

MOURA, Aline de Carvalho. Formação de professores e a introdução da atividade de pesquisa para educação: uma experiência formativa com alunos do PARFOR. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a

formação docente / organização: Giseli Barreto da Cruz; Carmen Teresa Gabriel; Mônica

Vasconcellos; Patrícia Bastos de Azevedo. p.137-145, - 1. ed. - Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Pesquisa. In: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 75-81.

PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; HOBOLD, Marcia de Souza. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. XI Congresso nacional de educação Educere, Curitiba, 2013.

PORTO, Tania Maria Esperon. Pedagogia da comunicação: da teoria prática com professores e alunos. Revista Pedagógica, Chapecó, n. 8, p. 15-38, jan/jul, 2002.

SANTOS, Franciele Soares dos; FIORESE, Gilmar; COMAR, Sueli Ribeiro. A meritocracia nas orientações internacionais: convergências e desafios para educação brasileira. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-17, 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e prática científica, 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007, p. 99-126.

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

MOURA, A. de C. .; LIMA, J. da C. DIÁLOGOS ENTRE ENSINO E PESQUISA: incentivo à pesquisa como atividade investigativa na educação básica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–21, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6052. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua