DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS

Diálogos possíveis com a escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6540

Palavras-chave:

Currículo; Escola Indígena; Pensamento Decolonial

Resumo

Este artigo caracteriza-se como um ensaio teórico com foco no conceito de currículo decolonial e investiga as relações que essa proposição traz para pensar a produção curricular junto à escola indígena. Os debates na literatura educacional articulam-se a partir das diferentes significações de currículo. Para isso, recorremos a um método de análise conceitual, originalmente proposto por Coombs e Daniels (1991), que possibilita investigar um conceito em um conjunto de textos. Por meio dessa metodologia busca-se desdobrar o conceito de currículo decolonial, procedendo a partir de uma leitura interpretativa da noção de currículo. Num primeiro momento o texto aborda o conceito de currículo, a partir de um conjunto delimitado de perspectivas teóricas encontradas na literatura educacional da área. No segundo momento, o texto dirige-se as discussões sobre currículo decolonial. Por fim, apresentamos as considerações sobre currículo numa perspectiva da qual discutimos e refletimos o conceito de escola indígena a partir das experiências de formação de Professores Indígena no estado do Amazonas.

Biografia do Autor

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Grupo de Pesquisa, Infância e Educação no Contexto Amazônico. E-mail: rsobrinho@uea.edu.br 

Ádria Simone Duarte de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Educação PROPED/UERJ. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. E-mail:  asduarte@uea.com.br

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. E-mail: celiabbettiol@gmail.com

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

SANCHES MUBARAC SOBRINHO, R.; SIMONE DUARTE DE SOUZA, Ádria; APARECIDA BETTIOL, C. DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: Diálogos possíveis com a escola indígena . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6540. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6540. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns