GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: uma análise dos planos municipais de educação 2015-2022 da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7588

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Gestão Democrática, Planos Municipais de Educação

Resumo

O objetivo geral deste artigo consiste em analisar a meta da gestão democrática da educação nos Planos Municipais de Educação (PMEs), da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) na interface com o Plano Nacional de Educação (PNE) Lei n.º 13.005/2014 e o Plano Estadual de Educação (PEE) de Santa Catarina (SC) Lei n.º 16.794/2015. Este artigo é resultado de pesquisa qualitativa, guiada no processo de análise científica pelo materialismo histórico, feita a partir de estudo documental e bibliográfico, realizado com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que o conjunto dos 14 PMEs, da AMAI, tratam da gestão democrática nas metas, contudo a maior parte dos aspectos tratados guardam similaridade ao que está previsto no PNE e em menor quantidade com o disposto no PEE de SC. Nenhum PME apresenta conteúdo mais específico na meta, a fim de apresentar mais detalhes ou acrescentar explicações acerca da gestão democrática, o que seria esperado para ampliar noções e perspectivas sobre essa temática, uma vez que, os municípios tinham autonomia – por ocasião da discussão e elaboração dos PMEs – para aprovar leis específicas disciplinando-a. Afinal, se a elaboração dos planos é um espaço de planejamento, caberia aos PMEs a definição com clareza de como iriam implantar a gestão democrática, ou seja, faltou a interlocução com a materialidade.

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Biografia do Autor

Ivonete Dalmédico Vanzela, UFFS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Graduada em Letras - Inglês pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005), com experiência na área de Letras, ênfase em Inglês. Fez especialização em Letras/Línguas e Literatura (2006) e em Gestão Escolar (2016), pela UNOCHAPECÓ. Fez intercâmbio nos EUA, realizando curso na Rennert School, em Nova Iorque (2014). Trabalhou como professora de inglês na rede municipal, estadual, e particular com crianças, adolescentes e adultos. Atua na coordenação pedagógica das séries finais do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio. Pesquisa a gestão democrática da educação.

Oto João Petry, UFFS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), sob a orientação da Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Tem Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (2014) sob a supervisão da Dra. Edite Maria Sudbrack. Especialista em Fundamentos Educacionais pelo Centro de Ensino Superior - Fundeste - Chapecó/SC. Graduado em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Fundeste - Chapecó/SC. É sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).Integra a Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educacional (ReLePe). Tem experiência no ensino, na pesquisa, extensão e na gestão da educação básica e superior. É Professor Associado D, Nível IV com atuação no Ensino de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. Atua na área de Educação, Políticas Públicas Educacionais e Gestão e Inovação Educacional. É professor no curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS. 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

DALMÉDICO VANZELA, I.; PETRY, O. J. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: uma análise dos planos municipais de educação 2015-2022 da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–26, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7588. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7588. Acesso em: 7 out. 2024.

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Artigos Demanda Contínua