PROFESSORES TEMPORÁRIOS EM VITÓRIA DO XINGU, PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8389

Palavras-chave:

Professores temporários, Pará, Precarização do trabalhador

Resumo

Este estudo investiga a presença de professores temporários na rede municipal de Vitória do Xingu/Pará, entre 2011 e 2020. Utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, com uma perspectiva crítica-dialética, foram analisados dados de plataformas abertas, como o Censo Escolar do INEP, o Laboratório de Dados Educacionais da UFPR, o Censo Brasileiro (IBGE) e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária do FNDE. Os dados dos professores temporários foram tratados com aplicação de parâmetros estatísticos como a média, a mediana e o desvio padrão. Os resultados evidenciam que os professores temporários se mantiveram majoritários nas redes de Vitória do Xingu, somado à realização insuficiente de concursos públicos, ao crescimento de matrículas na rede e alinhada com os aumentos e quedas do financiamento da educação. Portanto, a contratação dos professores temporários no município não pode ser explicada isoladamente, mas sim por um conjunto de fatores estruturais e administrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herilene Chaves de Sousa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA), com ênfase em: Políticas e Sociedades. Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Piscicultora pelo Instituto Federal do Pará (IFPA - Campus Tucuruí). Oceanógrafa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Ariel Feldman, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre (2006) e graduado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio pós-doutoral no Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua como professor no curso de licenciatura em História e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Tem experiência na área de pesquisa em política educacional, ensino de História e pesquisa histórica. Pesquisou durante mais de uma década a história política brasileira do século XIX. Atualmente investiga políticas educacionais no âmbito municipal. 

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

SOUSA, H. C. de; FELDMAN , A. PROFESSORES TEMPORÁRIOS EM VITÓRIA DO XINGU, PARÁ. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8389, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8389. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8389. Acesso em: 27 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua