INTEGRANDO ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
uma proposta in loco
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8454Palavras-chave:
Formação docente, Pesquisa-Ação, Prática pedagógicaResumo
Grandes são os desafios enfrentados pelos professores no cenário atual, quem impactam de maneira significativa a prática pedagógica. E assim, surge, a necessidade de encontrar alternativas para qualificar o ensino que estejam alinhadas com a realidade social contemporânea. A promoção da pesquisa na escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, na promoção da aprendizagem e no aprimoramento das habilidades críticas dos estudantes, que traz benefícios significativos para educandos, educadores e o sistema educacional como um todo. Esse estudo analisou as percepções e a integração da pesquisa escolar na prática pedagógica de professores de uma escola pública estadual, sobre um processo formativo, amparado no aporte metodológico da pesquisa-ação. Os envolvidos destacam a pesquisa como fundamental para a reconstrução de conhecimento, integrada à prática docente, e o potencial no desenvolvimento da prática educativa, permitindo a identificação de demandas e o desenvolvimento de planos de ação. Promoveu o aprimoramento docente, capacitando-os para práticas de ensino alinhadas às necessidades do contexto escolar e incentivando a reflexão crítica sobre suas abordagens pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








