Uma perspectiva formal e informal, em pauta: a relação educação e trabalho

Authors

  • Daniele Hungaro da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilmar Alves Montagnoli Universidade Estadual de maringá

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1481

Abstract

Este artigo fornece respaldo aos conceitos discutidos por diversos autores que defendem em uma perspectiva histórica, os aspectos educacionais nos espaços formais e informais. Para tanto o conteúdo, em grande parte, é fruto de reflexões propiciadas pela relação das perspectivas teóricas Trabalho, Educação e Práticas Pedagógicas. Nele procuramos discutir a relação entre as transformações no mundo do trabalho e a formação humana (escolar e não-escolar). Acreditamos que o entendimento do que seja educação formal e informal é fundamental ao profissional da educação para o seu (re) pensar do fazer pedagógico de maneira crítica e, para a delimitação do seu papel dentro dos trâmites escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Hungaro da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação UFSC. Pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação de Maringá, Brasil (2013). Possui Graduação em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Gilmar Alves Montagnoli, Universidade Estadual de maringá

Possui graduação em História (2005) e Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Educação por esta mesma instituição (2013). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na Educação Básica e Superior.

Published

2014-08-20

How to Cite

DA SILVA, D. H.; MONTAGNOLI, G. A. Uma perspectiva formal e informal, em pauta: a relação educação e trabalho. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 59–71, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1481. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1481. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Apresentação do Dossiê