DETERMINANTES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: risco à democracia?

Autores/as

  • Rosalba Maria Cardoso Garcia Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4374

Palabras clave:

Política educacional, Democracia, Mercantilização

Resumen

A discussão proposta aborda determinantes políticos e econômicos das políticas educacionais no Brasil. Na primeira seção buscou-se discutir uma base conceitual para compreender o golpe de Estado de 2016. A segunda seção contempla a discussão da tese do risco à democracia face à conjuntura política nacional. A terceira seção apresenta elementos para apreender o caráter das políticas educacionais na conjuntura atual brasileira. Foram mobilizados os conceitos de golpe de Estado, democracia e mercantilização. Buscamos discutir que não houve nas políticas educacionais ampliação ou estreitamento da democracia burguesa, mas alterações na forma política pela qual ela passa a ser praticada aprofundando os riscos às lutas da classe trabalhadora.

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Biografía del autor/a

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

GARCIA, R. M. C. DETERMINANTES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: risco à democracia?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–17, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4374. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4374. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua