Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5027

Keywords:

Educación ambiental, Educación para la sostenibilidad, Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), Aprendizaje Servicio (ApS), Profesionales de la educación

Abstract

A educação ambiental está muito consolidada hoje após uma jornada de várias décadas. Mas os fatores que afetam a sustentabilidade (meio ambiente, economia e social) significam que a educação ambiental deve apresentar uma inter-relação com outros fatores, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma estrutura essencial na educação atual. Portanto, a continuidade da educação ambiental é proposta em sua área específica de intervenção, mas com uma abertura para os aspectos incluídos nos ODS, pessoas, planeta, prosperidade, pactos e paz. Para isso, a metodologia de Aprendizagem de Serviços é apresentada como válida para o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade e os ODS.

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Author Biography

María del Pilar Martínez-Agut, Universitat de València (España)

Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación. Profesora Titular Departamento de Teoría de la Educación Universitat de València - España.

Published

2020-08-05

How to Cite

MARTÍNEZ-AGUT, M. del P. Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–23, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5027. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos Demanda Contínua