ESCOLA INCLUSIVA, DIVERSIDADE E GESTÃO ESCOLAR: O que dizem gestores de escolas públicas do Rio Grande do Norte

Authors

  • Crislane Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7244

Keywords:

Escola inclusiva, Gestão escolar, Educação e diversidade

Abstract

Este trabalho buscou analisar percepções de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação, diversidade e escola inclusiva. A pesquisa pautou-se em uma perspectiva teórica qualitativa nos moldes definidos por Ludke e André (2015). A atenção aos métodos de construção e procedimentos de análise de dados tomou como base, além de pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas analisadas à luz da perspectiva da análise de conteúdo nos moldes definidos por Bardin (2011). A análise das percepções dos sujeitos levou em consideração o que, sobretudo Chartier (1990) considera como representações. O entendimento sobre a instituição escola pauta-se nas proposições de Charlot (1979, 2009, 2013, 2018). Diversidade, aqui, não se limita à esfera cultural e não se confunde com as diferenças, portanto, considera as origens, as permanências e as implicações das desigualdades. Se por um lado, identificou-se cuidado com o politicamente correto no uso das palavras; por outro lado, equívocos conceituais foram correntes nas narrativas dos gestores escolares quanto à diversidade e à escola inclusiva. Constatou-se a ausência de conhecimentos e experiências formativas continuadas sobre o assunto.

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Author Biography

Crislane Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Diversidade (GEPHED/UFRN).

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Published

2022-11-12

How to Cite

CRISLANE BARBOSA. ESCOLA INCLUSIVA, DIVERSIDADE E GESTÃO ESCOLAR: O que dizem gestores de escolas públicas do Rio Grande do Norte. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–25, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7244. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7244. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas