Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4364Palabras clave:
Enfermagem, ensino e metodologia da problematizaçãoResumen
Diferentes racionalidades têm perpassado a formação de professores. Expressivamente, em nosso contexto, a tradição acadêmica e a epistemologia da prática. Acusadas de acalentarem a distinção entre teoria e prática assumem um caráter instrumentalizador da formação de professores. Sustentamos que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, se constitui em possibilidade razoável de compreender a educação e a formação dos educadores em tempos que a racionalidade instrumental se agudiza. Marques sugere três exigências à formação dos educadores: a exigência hermenêutica, a exigência crítico-dialética e a exigência epistêmico-instrumental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








