COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY

Autores/as

  • Mauricio Bueno da Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5063

Palabras clave:

Merleau-Ponty, Fenomenologia, Percepção, Educação, Arte

Resumen

A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma atitude de experiência perceptiva com o mundo no qual estamos inseridos. Com isso, neste artigo demonstraremos que a arte se aproxima da filosofia e da educação, pois é impossível filosofar renegando a condição humana, posto que essa ação pretende desvelar o sentido original do ser. Portanto, ao invés de negá-la, é necessário assumi-la. Ao final, debruçados nas pesquisas de Merleau-Ponty, poderemos compreender a árdua tarefa que é defrontar o mistério da sensibilidade na esfera da educação, admitir a arte enquanto tarefa infinita e a filosofia como uma reflexão inacabada, além de identificar as ambiguidades e contradições que permeiam nossas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio Bueno da Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente desempenha atividades em parceria com o Centro Universitário Internacional (UNINTER), onde atua na elaboração de aulas e material didático.

Publicado

2020-08-05

Cómo citar

DA ROSA, M. B. COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA CORPORAL EM MERLEAU-PONTY. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–17, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5063. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5063. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua