Gênero e religião: disputas políticas na construção do Plano Municipal de Educação de Chapecó/SC

Autores/as

  • Myriam Aldana Vargas Santin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Daian Cattani Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Elcio Cecchetti

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5261

Resumen

Neste trabalho objetivamos narrar e analisar as disputas políticas travadas entre gênero e religião a partir da denominada “ideologia de gênero” na discussão da proposta do Plano Municipal de Educação (PME) de Chapecó/SC. Para isso, apresentamos algumas razões pelas quais os defensores da “ideologia de gênero” defendem seus posicionamentos relativos as questões de gênero e orientação sexual qualificando estes conceitos como algo destrutivos para a ordem estabelecida. Neste embate foi possível identificar as tensas relações entre gênero e religião no contexto do Estado laico e na incessante busca pela promoção dos direitos humanos. A partir de uma abordagem qualitativa, combinamos pesquisa do tipo bibliográfico com a observação in loco da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Chapecó para debater o PME. Por fim, destacamos a complexidade que estes temas tem atualmente na sociedade, onde diversos grupos travam uma batalha político-ideológica a respeito desta questão, e indicamos que é imprescindível a criação de políticas de combate à violência e a desigualdade de gênero, inclusive no espaço escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Myriam Aldana Vargas Santin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Líder do Fogueira: Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero

Daian Cattani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Fogueira: Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero.

Elcio Cecchetti

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

VARGAS SANTIN, M. A.; CATTANI, D.; CECCHETTI, E. Gênero e religião: disputas políticas na construção do Plano Municipal de Educação de Chapecó/SC. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 306–320, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5261. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5261. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua