TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: fatores de evasão e permanência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6069

Palabras clave:

Evasão escolar, Educação profissional, Inclusão Educacional

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar os caminhos da Educação Inclusiva no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, em que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para analisar os fatores de evasão e de permanência no trilhar dessas travessias. O corpus metodológico é desenhado através da literatura específica em língua portuguesa, no período de 2011 a 2020, por consultas de artigos nas bases do SciELO, três livros, Arroyo (1991), Freire (1996), Mantoan (2003), dois decretos sobre a temática, dois Planos Estratégicos para Permanência e Êxito dos estudantes e dois Regulamentos dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a fim de fundamentar a discussão dos resultados. A conclusão do estudo revelou a complexidade da temática e a corresponsabilidade institucional dos agentes educativos para o fortalecimento da Educação Profissional Tecnológica Inclusiva. Percebe-se a necessidade em repensar o modelo educacional vigente, o Ensino Médio Integrado e o lugar da inclusão. Mais do que nunca, é preciso "tecer a rede" e, para isso, é preciso um longo debate, além de pesquisas e de investimentos.

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Biografía del autor/a

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Politécnico do Porto (IPP). E-mail: galasso.bruno@gmail.com

Daisa Valverde dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: daisa.valverde@gmail.com

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Publicado

2021-05-03

Cómo citar

GALASSO, B.; VALVERDE DOS SANTOS, D. . TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA REDE FEDERAL: fatores de evasão e permanência . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–20, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6069. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6069. Acesso em: 6 dic. 2025.

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