IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ECSAB)

mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6421

Palabras clave:

Educação Contextualizada, Cornelius Castoriadis, Autonomia e criação

Resumen

Este artigo apresenta o imaginário social como princípio gerador para discussões em torno da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) que, como o próprio nome sugere, tece uma relação intrínseca entre Educação e Contexto, na busca por dar sentido aos saberes que perpassam a escola. Assim, adotou-se a seguinte questão-problema: como os estudos sobre o imaginário social podem contribuir para o pensamento em torno de uma Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro? Essa proposta se ampara nos estudos do imaginário de Cornelius Castoriadis (1982), em seus conceitos de criação e autonomia, a partir de uma revisão integrativa de literatura sobre a presença do imaginário social nos estudos sobre a educação e a ECSAB. Os principais resultados apontam que os estudos que vão nessa direção refletem de maneira ampla a formação docente e, no que diz respeito à ECSAB, a noção de imaginário surge como uma importante categoria de intervenção utilizada para ressignificar e reconfigurar os processos pedagógicos instituídos por um imaginário com marcas coloniais, que se materializa num currículo universalizante, de natureza “neutra” e esvaziado de contexto.

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Biografía del autor/a

Ebbe Humberta Fernandes Lima, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: ebbelima@hotmail.com.

Patricia da Silva Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCH III). Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: patricia.sbarbosa1@gmail.com.

Geam Karlo-Gomes, Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI (UPE). Líder do Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário - ITESI. E-mail: gkgomes@uneb.br

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Publicado

2021-09-05

Cómo citar

FERNANDES LIMA, E. H.; DA SILVA BARBOSA, P.; KARLO-GOMES, G. . IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ECSAB) : mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–22, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6421. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6421. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns