PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA: diretrizes para uma educação emancipatória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7044

Palabras clave:

Plano Nacional do Livro e da Leitura, Incentivo à leitura, Educação emancipatória

Resumen

O presente artigo tem como foco discutir o campo da educação a partir do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, como uma política emancipatória de incentivo à leitura. A discussão apresentada neste estudo crítico-reflexivo busca apresentar o plano como uma ferramenta capaz de tornar o Brasil uma sociedade leitora, na qual o exercício da prática de leitura forme sujeitos críticos e emancipados. Para auxiliar no diálogo documental e bibliográfico, contamos com as lentes teóricas de Roger Chartier (1999), Viñao Frago (2002) e Paulo Freire (1989). O texto busca instigar sobre a importância do ato de ler e o impacto das políticas públicas para o fomento à leitura. Argumentamos, ao longo do artigo que, tanto a educação quanto a cultura devem ser prioridades nas políticas de governos que prezam pela formação integral do sujeito. Concluímos que, mesmo o plano possuindo a potencialidade de se tornar uma política para a educação emancipatória, ela vem sofrendo reiterados ataques pelo atual governo ocasionando o desmantelamento da cultura e retrocessos na educação do país.

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Biografía del autor/a

José Augusto da Silva Neto, UDESC

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marina Moreira, UDESC

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, bolsista de Demanda Social CAPES.

Gisela Eggert Steindel, UDESC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora aposentada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Citas

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Publicado

2022-11-12

Cómo citar

DA SILVA NETO, J. A.; MOREIRA, M.; EGGERT STEINDEL, G. PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA: diretrizes para uma educação emancipatória. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7044. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7044. Acesso em: 5 dic. 2025.

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