EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7570

Palabras clave:

Alfabetização, Desenvolvimento da linguagem, Ensino Fundamental

Resumen

O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.

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Biografía del autor/a

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Editora-Chefe da Revista Educação da PUC-Campinas. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores. Foi professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7025380679558216

Ana Vitória Bonatti Passos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (2020). Atua como professora no 1º ano do Ensino Fundamental, na rede municipal de Jaguariúna-SP.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2348990504460862

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Publicado

2023-12-28

Cómo citar

TASSONI, E. C. M.; BONATTI PASSOS, A. V. EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7570. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570. Acesso em: 5 dic. 2025.

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