APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO “TELAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8805

Palabras clave:

telas, tecnologias digitais, inteligência artificial, processos de aprendizagem e desenvolvimento, criança

Resumen

Vivemos uma época em que a experiência humana, especialmente a infância, se inscreve sob o signo da digitalização da vida. As telas, os algoritmos e a inteligência artificial deixaram de ser ‘simples ferramentas’ para se converterem em mediadores onipresentes das relações sociais, cognitivas e afetivas. Na tessitura dessa nova ordem sociotécnica, a infância emerge como um território de grandes reconfigurações, no qual se cruzam práticas educativas, racionalidades tecnológicas e disputas por sentidos e significados. O presente dossiê temático nasce do propósito de reunir produções acadêmicas críticas, plurais e interdisciplinares sobre as interfaces entre infância, tecnologia e educação, compreendendo que, no mundo contemporâneo, aprender e desenvolver-se já não são processos que se realizam apenas na escola ou em espaços tradicionalmente pedagógicos, mas em ecossistemas híbridos permeados por dispositivos digitais, linguagens multimodais e racionalidades algorítmicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Bandeira Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando na Licenciatura em História. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pesquisa realizado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), onde esteve vinculado ao Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE), e à Facultad de Filosofía y Letras (FFyL). Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharel) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É coordenador de estágios e da área de História no PIBID/CAPES da UFFS, além de membro do colegiado do curso.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle (CNPq/PDJ). Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq).

Enrique Javier Díez-Gutiérrez, Universidad de León

Doctor en Ciencias de la Educación. Licenciado en Filosofía. Diplomado en Trabajo Social y Educación Social. Ha trabajado como educador social, como maestro de primaria, como profesor de secundaria, como orientador en institutos y como responsable de atención a la diversidad en la administración educativa. Actualmente es Profesor de la Facultad de Educación de la Universidad de León. Especialista en organización educativa, desarrolla su labor docente e investigadora en el campo de la educación intercultural, el género y la política educativa.

Publicado

2025-12-31

Cómo citar

MARTINS, E. B.; HABOWSKI, A. C.; DÍEZ-GUTIÉRREZ, E. J. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO “TELAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS”. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8805, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8805. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8805. Acesso em: 3 ene. 2026.

Número

Sección

Dossiê Telas, tecnologias digitais e inteligência artificial nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças