HABILIDADES E ATITUDES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NOVAS COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8311Palavras-chave:
Orientador Educacional, Desenvolvimento de Habilidades, Aprendizagem Global, Inteligência Emocional, Elementos do CurrículoResumo
Este artigo analisa e propõe um conjunto de competências essenciais para que orientadores educacionais respondam de forma efetiva aos desafios contemporâneos no âmbito laboral, social e educacional. Com base em uma abordagem metodológica fundamentada na análise bibliográfica e na hermenêutica filosófica, foram examinados os relatórios do Fórum Econômico Mundial (2020, 2023) e as contribuições de autores de referência em educação, como Carl Rogers, Daniel Goleman e Sir Ken Robinson. A investigação identificou habilidades-chave — cognitivas, socioemocionais, tecnológicas e colaborativas — indispensáveis para a atuação do orientador educacional no século XXI. O estudo enfatiza que esses profissionais devem não apenas fomentar o desenvolvimento dessas competências nos estudantes, mas também incorporá-las à sua própria prática por meio de processos contínuos de formação e atualização. Considerando o cenário de rápidas transformações tecnológicas, econômicas e sociais, o orientador educacional emerge como agente estratégico na mediação entre as exigências técnicas do mercado de trabalho e as demandas humanas de empatia, criatividade, resiliência e pensamento crítico. A pesquisa também evidencia a necessidade de contextualizar essas competências às diferentes realidades, utilizando como referência a priorização de habilidades observada no Brasil, Argentina e México. Ao articular tendências globais e especificidades regionais, o estudo contribui para o desenho de programas formativos integrados, capazes de preparar orientadores educacionais para promover uma educação inclusiva, adaptativa e alinhada às demandas do futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








