MAPEANDO A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL
uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8443Palavras-chave:
Orientação profissional do professor, Aprendizagem de atitudes, Motivação para a aprendizagemResumo
A autoeficácia é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva de Bandura de 1977, como conceito que abarca crenças individuais na capacidade de concluir tarefas (Pereira; Beuren, 2023). Esta revisão de escopo objetiva avaliar os critérios de coleta e de análise dos dados de autoeficácia em docência validados pela literatura internacional, visando entender quais são os principais critérios de coleta e análise de dados utilizados para medir a autoeficácia em docência na formação inicial. Para se obter o número de artigos, usamos o termo "pre-service teachers' self efficacy (Topic)". Com isso, o total de artigos encontrados foi de 288 artigos. Com os critérios de inclusão e exclusão, apenas 32 artigos foram incluídos. A literatura internacional aponta para a preponderância da análise quantitativa sobre a qualitativa ou mista no que tange à observação da autoeficácia em docência na formação inicial de professores. Além disso, observa-se que o construto costuma ser analisado associado a outros também relacionados à docência (tais como entusiasmo, personalidade ou motivação), tendo, como instrumentos predominantes, os questionários de autorrelato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








