MAPEANDO A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL

uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8443

Palavras-chave:

Orientação profissional do professor, Aprendizagem de atitudes, Motivação para a aprendizagem

Resumo

A autoeficácia é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva de Bandura de 1977, como conceito que abarca crenças individuais na capacidade de concluir tarefas (Pereira; Beuren, 2023). Esta revisão de escopo objetiva avaliar os critérios de coleta e de análise dos dados de autoeficácia em docência validados pela literatura internacional, visando entender quais são os principais critérios de coleta e análise de dados utilizados para medir a autoeficácia em docência na formação inicial. Para se obter o número de artigos, usamos o termo "pre-service teachers' self efficacy (Topic)". Com isso, o total de artigos encontrados foi de 288 artigos. Com os critérios de inclusão e exclusão, apenas 32 artigos foram incluídos. A literatura internacional aponta para a preponderância da análise quantitativa sobre a qualitativa ou mista no que tange à observação da autoeficácia em docência na formação inicial de professores. Além disso, observa-se que o construto costuma ser analisado associado a outros também relacionados à docência (tais como entusiasmo, personalidade ou motivação), tendo, como instrumentos predominantes, os questionários de autorrelato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Valério, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa e Licenciado em Letras - Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) na mesma instituição. 

Valesca Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Letras. Pós-Doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación na Universidad de la República, no Uruguai. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. 

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Modelagem Computacional e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo GAMA (Grupos sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação), registrado no Diretórios de Grupos do CNPq. 

Publicado

2025-12-23

Como Citar

VALÉRIO, J. V.; IRALA, V.; BLASS, L. MAPEANDO A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: uma revisão de escopo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8443, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8443. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8443. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua