MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA
um estudo de revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8445Palavras-chave:
Ensino de química, Educação inclusiva, Material DidáticoResumo
Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Doutorado e teve como objetivo delinear como a produção de materiais didáticos inclusivos para o ensino de química se apresenta no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações dentro do recorte temporal de 2015-2024, a partir da combinação de descritores. Para tanto utilizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura. Encontramos um total de 64 trabalhos, após refinamento, ficamos com 17 produções para análise, todas elas resultantes de pesquisa de mestrado, ou seja, dissertações, a análise se deu a partir de um eixo temático. De forma recorrente, os trabalhos indicaram a importância da elaboração de recursos inclusivos para o ensino de química. O estudo revelou dados interessantes, mas ainda pouco motivadores e deixou claro que apesar de termos leis que garantam o direito de igualdade e inclusão para pessoas com deficiência no ensino, o tema ainda é pouco discutido, como podemos ver nos números de publicações encontradas. Os achados mostram também a necessidade de ampliarmos as pesquisas para deficiências além da visual e auditiva e, também para olharmos para a educação inclusiva sob a perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem. Isto significa pensar os recursos de aprendizagem de modo a torná-los acessíveis a todos que participam do processo educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








