MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA

um estudo de revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8445

Palavras-chave:

Ensino de química, Educação inclusiva, Material Didático

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de Pós Doutorado e teve como objetivo delinear como a produção de materiais didáticos inclusivos para o ensino de química se apresenta no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações dentro do recorte temporal de 2015-2024, a partir da combinação de descritores. Para tanto utilizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura. Encontramos um total de 64 trabalhos, após refinamento, ficamos com 17 produções para análise, todas elas resultantes de pesquisa de mestrado, ou seja, dissertações, a análise se deu a partir de um eixo temático. De forma recorrente, os trabalhos indicaram a importância da elaboração de recursos inclusivos para o ensino de química. O estudo revelou dados interessantes, mas ainda pouco motivadores e deixou claro que apesar de termos leis que garantam o direito de igualdade e inclusão para pessoas com deficiência no ensino, o tema ainda é pouco discutido, como podemos ver nos números de publicações encontradas. Os achados mostram também a necessidade de ampliarmos as pesquisas para deficiências além da visual e auditiva e, também para olharmos para a educação inclusiva sob a perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem. Isto significa pensar os recursos de aprendizagem de modo a torná-los acessíveis a todos que participam do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS/UFRB. Professora da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade/PPGECID. Vice coordenadora do Grupe de Estudo e pesquisa em educação e Diversidade (GEPED/UFRB).

 

Simone Aparecida Fernandes Anastácio , Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação (UFMG), Mestre em Física (UFMG,) Licenciada em Física (UFSJ). Professora na Universidade Federal do Espírito Santo - Unidade Alegre, Departamento de Química e Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes). Coordenadora o Grupo de Estudos em Educação Especial (GEEdEs).

Publicado

2025-12-18

Como Citar

MENDES, M. P. de L.; ANASTÁCIO , S. A. F. MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: um estudo de revisão de literatura. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8445, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8445. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8445. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua