TECENDO ROTINAS COM SENTIDO

por uma pedagogia da conexão em tempos de cultura digital na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8566

Palavras-chave:

Sociologia da Infância., Pedagogia da Conexão., Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo discute os desafios da Educação Infantil diante de uma sociedade conectada e marcada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que têm transformado as formas de conviver, produzir conhecimento e aprender. O problema que orienta a pesquisa consiste em compreender como as rotinas pedagógicas podem integrar o uso das TDIC de maneira ética, sensível e alinhada ao desenvolvimento de crianças de 4 e 5 anos, já imersas na cultura digital desde cedo. O objetivo é analisar o papel das rotinas no cotidiano escolar e investigar como a Pedagogia da Conexão pode contribuir para práticas que articulem tecnologia, ludicidade e direitos da infância, sob a perspectiva da Sociologia da Infância. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica, qualitativa e exploratória, baseada em revisão analítica de literatura em bases indexadas, com seleção a partir de palavras-chave como Tecnologias Digitais, Rotinas, Educação Infantil e Infância. O estudo fundamenta-se em autores como Sarmento (1997), Barbosa (2006), Kenski (2012) e Lévy (1999), que concebem a criança como sujeito social ativo e produtor de cultura. Os resultados indicam que o uso das TDIC não deve substituir o brincar, mas potencializá-lo por meio da expressão corporal, da investigação e da interação. Conclui-se que a Pedagogia da Conexão oferece caminhos para integrar tecnologias de forma crítica e humanizadora, fortalecendo a autonomia, a escuta e a equidade digital, além de apontar implicações para a formação docente e para políticas públicas de Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Eucleia Geraldo de Almeida, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, (URI/FW), linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014), especialização em Psicopedagogia  pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016), especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima (2019) e Mestrado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen (2023). Atualmente é Professora da rede Municipal do município de Ronda Alta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, bem como, atuou como coordenadora pedagógica municipal por 2 anos (2019/2020). Autora do Livro “O uso da tecnologia na infância: o que professores e pais precisam saber sobre a Pedagogia da Conexão.” (2024)

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). É membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW e professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, membro dos Grupos de Pesquisas: ARGOS /PUC - RS. Membro da Cátedra UNESCO 2022: Cidades que educam e transformam. Pós Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Universidade Presbiterana Mackenzie 2/2024. Atua com pesquisa na área de Educação e Tecnologias Digitais em seus estudos e orientações.

Publicado

2025-12-31

Como Citar

GERALDO DE ALMEIDA, V. E.; CERUTTI, E. TECENDO ROTINAS COM SENTIDO: por uma pedagogia da conexão em tempos de cultura digital na infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8566, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8566. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8566. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Telas, tecnologias digitais e inteligência artificial nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças