MENOS TELAS, MAIS VÍNCULOS
pensamento computacional desplugado nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27.8591Palavras-chave:
Pensamento Computacional desplugado, Práticas educativas, BR, Formação docenteResumo
Este artigo discute a inserção do Pensamento Computacional desplugado nos anos iniciais da Educação Básica, articulando fundamentos teóricos e a criação de materiais didáticos voltados ao letramento digital docente. Inicialmente, apresenta conceitos centrais de Pensamento Computacional em diálogo com Papert, Wing e a BNCC, abordando os pilares de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmização, além de competências complementares como teste, depuração, colaboração e metacognição. Em seguida, descreve o processo de desenvolvimento do e-book “O erro é meu amigo”, estruturado a partir da Pesquisa Baseada em Design e organizado em cinco ciclos, que incluíram prototipação em papel, revisão do enredo, inserção de desafios com robôs educacionais, criação da versão digital e publicação. O artigo também apresenta exemplos de atividades desplugadas derivadas do e-book, que combinam narrativa, movimento e registro simbólico para favorecer a compreensão de comandos e trajetos. Por fim, discute o papel do professor empreendedor na transversalização do Pensamento Computacional, destacando que práticas desplugadas ampliam o letramento digital docente e promovem experiências de aprendizagem significativas, reforçando vínculos, autonomia e autoria no cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








