CHAVEIRO DE SIGNIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

utilizando a Taxonomia de Fink para planejar aulas significativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8633

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, estilos de aprendizagem, criatividade, taxonomia

Resumo

Em qualquer série, ano ou período letivo, um dos maiores desafios dos professores é conseguir que os estudantes de suas turmas aprendam o máximo, e para isso precisam contar com sua atenção, engajamento e interesse. Os estudantes de uma turma, qualquer turma, porém, são muito diferentes entre si. Tiveram experiências de vida diferentes, gostam de atividades diversas, inteligências múltiplas e diferentes estilos de aprendizagem (Gadner, 1995 apud Travassos,2001). Como obter o engajamento desses estudantes, criando confiança criativa e significado para o que aprendem? Este artigo apresenta a metodologia de criação, a concepção e estrutura do Chaveiro de significação de aprendizagem, criado a partir da Taxonomia da Aprendizagem Significativa de Fink (2007), como uma ferramenta estratégica para o planejamento de aulas ativas, onde a significação da aprendizagem é potencializada. A concepção do Chaveiro deu-se a partir de quatro semestres de observação em turmas de graduação, tendo sido o conceito testado posteriormente em disciplinas lecionadas pelo autor e em oficinas práticas de criação de atividades oferecidas a professores de graduação e do ensino médio. O artigo, por fim, apresenta sugestões de como cada professor pode criar seu próprio Chaveiro de Atividades e como este poderá ser aplicado em qualquer disciplina ou mesmo utilizado como integrador de diferentes disciplinas para ativar o maior número possível de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Ferreira Beltrão, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutor e mestre em Design pela PUC-Rio, especialista em marketing pelo Ibmec e bacharel em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa ESPM/CNPq Lembrar, ao grupo de pesquisa extensionista LEDS/ESPM e colaborador do laboratório LIDE, da PUC-Rio. É pesquisador e professor do Programa de Pós Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM-Rio (PPGECEI), onde desenvolve estudos relacionadas a criatividade, inovação, desenho e situações de ensino-aprendizagem. É professor da pós-graduação Latu sensu da ESPM-Rio e dos cursos de Design da ESPM-Rio e da PUC-Rio. Foi por 20 anos diretor da empresa de Design Studio Creamcrackers e ilustrador membro da SIB. Idealizou e coordenou a série Manual do Freela da editora 2AB.

Publicado

2025-12-23

Como Citar

FERREIRA BELTRÃO, A. L. CHAVEIRO DE SIGNIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: utilizando a Taxonomia de Fink para planejar aulas significativas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8633, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8633. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8633. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua