MIDIAS DIGITAIS COMO PROPULSORAS DAS APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27.8681

Palavras-chave:

Criança, Tecnologias, Aprendizagens, Desafios

Resumo

Desde muito pequenas, as crianças são imersas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pois se comunicam e brincam com tablets, smartphones, jogos e outros dispositivos eletrônicos. Acredita-se que as atividades lúdicas mediadas por telas digitais contribuem para a construção das subjetividades e das aprendizagens, caracterizando a existência de uma cibercultura infantil, uma vez que as crianças imprimem seus hábitos e comportamentos ao interagirem com as mídias digitais. O propósito desta pesquisa, portanto, é discutir as contribuições das TIC para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, sem, contudo, desconsiderar os riscos decorrentes de seu uso excessivo. A dependência das mídias pode acarretar problemas para a saúde física e mental das crianças, como aumento da ansiedade, exposição à violência, cyberbullying, distúrbios do sono e sedentarismo. De caráter bibliográfico e documental, esta pesquisa pretende, a partir de uma perspectiva crítica e dialética, demonstrar a importância da parceria entre escola e família na construção de uma relação segura e dialógica das crianças com a cultura digital e seus diversos artefatos tecnológicos. Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem de forma mais divertida e prazerosa, desde que essas atividades sejam orientadas pela família e planejadas intencionalmente no contexto escolar. Dessa forma, é fundamental que ambas as instituições compreendam e se apropriem das tecnologias de modo a contribuir para uma educação digital mais acolhedora e menos alienante na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) deste Curso, Representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia, da UEL.

Publicado

2025-12-31

Como Citar

LEITE, S. R. M.; PASCHOAL, J. D. MIDIAS DIGITAIS COMO PROPULSORAS DAS APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA: desafios e perspectivas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8681, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27.8681. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8681. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Telas, tecnologias digitais e inteligência artificial nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças