SATISFAÇÃO NO TRABALHO: A PERSPECTIVA DE FUNCIONÁRIOS DO SETOR OPERACIONAL DE UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA ATACAREJO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7906

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Eficiência Operacional, Supermercatista Atacarejo, Escala EST

Resumo

Objetivo: Este estudo tem por objetivo avaliar a satisfação no trabalho dos funcionários da categoria operacional de uma empresa do setor supermercadista atacarejo, em Anastácio (MS).

Método/abordagem: O método da pesquisa possui caráter quantitativo e utiliza a Escala de Satisfação ao Trabalho (EST) de Siqueira (2008), que propõe a análise de estatística descritiva a partir de cinco dimensões de análise de satisfação: com os colegas; com o salário; com a chefia; com a natureza do trabalho e com as promoções. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2023 e contou com a participação de 54 funcionários de nível operacional.

Principais resultados: A pesquisa permitiu identificar que, de modo geral, os trabalhadores estão indiferentes ao ambiente de trabalho; não demonstram satisfação, nem insatisfação. O estudo apresentou nuances em relação à percepção dos funcionários a respeito da injustiça quanto à sua qualificação e compensação. Isso ao considerar a insatisfação salarial em relação à sua capacitação profissional e como ela é aproveitada no seu ofício. Tais aspectos relacionados ao nível de indiferença acentuado, constatado na média da dimensão das promoções, sustenta essa hipótese.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: De modo prático, os resultados contribuem ao indicar as principais dimensões que necessitam de melhoria nos processos de gestão organizacional.

Originalidade/relevância: A pesquisa corrobora com propostas de avaliação de satisfação no trabalho a partir de escalas pré-validadas ao contexto brasileiro. No mais, proporciona contribuições teóricas ao gerar resultados relacionados a um segmento específico de negócio, o supermercadista atacarejo, o que pode contribuir significativamente como fonte de informações para análises estratégicas de benchmarking por empresas relacionadas ao setor.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Colman Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Raphael Colman Soares, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Mariana A´parecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Referências

Almeida, H., Orgambídez-Ramos, A., Monteiro, I., & Sousa, F. (2013). Manual de comportamento organizacional: guia de apoio ao estudante universitário. Silabas & Desafios.

Acto, S. H. Condições de trabalho e satisfação com a vida em geral: o papel mediador da satisfação com os papéis de vida numa amostra de enfermeiros [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28728/1/ulfpie051895_tm_tese.pdf

Bateman, T. S., & Snell, S. A. (1998). Administração: construindo vantagem competitiva. Atlas.

Bozzo, A. L., & Ferreira, M. P. (2020). Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1), 126-150. https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/941

Calsavara, A. R. (2009). Atacarejo: estratégia planejada ou mera coincidência?. Administração de Empresas em Revista, 1(4), 47-64. https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/941

Fathurahman, M. (2022). Análise do caminho entre satisfação e lealdade no trabalho tendo ambiente e cultura de trabalho como variáveis explicativas. PRODUKTIF: Journal Kepegawaian and Organisasi, 1(1), 36- 43.

Fonseca, R. M. P. (2014). Satisfação profissional nas USF da ARS Centro: fatores intrínsecos e extrínsecos do trabalho [Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra]. Repositório da Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/27359

Gonçalves, L. S., Silva, J. C., Espíndola, M. A., Machado, D. M., & Pereira, P. C. (2023). Pesquisa de clima organizacional x satisfação dos funcionários: desafios, avanços e limitações. E-Acadêmica, 4(1), e2541435. https://doi.org/10.52076/eacad-v4i1.435

Hartika, A., Fitridiani, M., & Asbari, M. (2023). O efeito da satisfação e da lealdade no trabalho no desempenho dos funcionários: uma revisão narrativa da literatura. Journal of Information Systems and Management, 2(3), 9-15.

Hsien, H. W., Giuliani, A. C., Cunha, C. F., & Pizzinato, N. K. (2012). Atacado e atacarejo como opção de compra de clientes de distribuidora de alimentos. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 5(1), 11-28. https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/3797

Judge, T. A., Zhang, S. C., & Glerum, D. R. (2020). Job satisfaction: essentials of job attitudes and other workplace psychological constructs. Routledge.

Lima, T. C. S., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10(Especial), 37-45.

Magnus, L. (2023). A importância da hierarquia empresarial: conheça seus tipos, níveis e muito mais. Genyo. https://genyo.com.br/hierarquia-empresarial/

Martinez, M. C., & Paraguay, A. I. B. B. (2003). Satisfação e saúde no trabalho: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 6(1), 59-78.

Mullins, L. J. (2004). Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional (4. ed.). Bookman.

Nascimento, T. (2022). Satisfação no trabalho: um estudo com trabalhadores de call center [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Ceará]. Repositório da Universidade Federal do Ceará. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68862

Ndilimeke, N. (2020). O impacto das condições de trabalho na satisfação dos trabalhadores: estudo de caso: Externato Álvares Cabral [Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Gestão]. Repositório do Instituto Superior de Gestão. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/31666

Porto, J. B., & Tamayo, A. (2003). Desenvolvimento e validação da escala de valores do trabalho - EVT. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(2), 145-152. https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000200006

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2006). Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Atlas.

Riyanto, S., Endri, E., & Herlisha, N. (2021). Effect of work motivation and job satisfaction on employee performance: mediating role of employee engagement. Problems and Perspectives in Management, 19(3), 162.

Robbins, S. P. (2005). Comportamento Organizacional. Pearson Prentice Hall.

Romelus, L. (2022). Clima organizacional e satisfação dos colaboradores do supermercado Varejão Romera na cidade de São Paulo. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Fronteira Sul]. Repositório da Universidade Federal da Fronteira Sul. https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/5669/1/ROMELUS.pdf

Ruiz, R. (2023). Dados gerais: os grandes números do setor. ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. https://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/dados-gerais

Soraggi, F., & Paschoal, T. (2011). Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 11(2), 614-632.

Silva, M. A. N., & Araújo, T. M. (2019). Satisfação no trabalho: uma revisão da literatura. Revista da Administração Contemporânea, 23(3), 326-346.

Silva, C. R. M. (2019). Operations & Production Management. [E-book]. Atena. https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/operations-production-management

Siqueira, M. M. M. (2008). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Artmed.

Spector, P. E. (2003). Psicologia nas organizações. Saraiva.

Santos, J. S. (2021). Satisfação no trabalho dos servidores da Prefeitura Municipal de Amambai-MS [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Grande Dourados]. Repositório da Universidade Federal da Grande Dourados. https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4740/1/JosevandroSantosSilva.pdf

Walton, R. E. (1973). Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, 15(1), 11-21.

Winkelhaus, S., Grosse, E. H., & Glock, C. H. (2022). Satisfação no trabalho: um estudo exploratório sobre mudanças nas características de trabalho dos funcionários na Intralogística 4.0. Journal of Business Logistics, 43(3), 343-367.

Wright, T. A., & Cropanzano, R. (2000). Bem-estar psicológico e satisfação no trabalho como preditores de desempenho no trabalho. Jornal de Psicologia da Saúde Ocupacional, 5(1), 84-94.

Zoldan, J. P. (2013). Satisfação no trabalho. Revista Científica da Faculdade de Administração e Negócios da Universidade Estácio Ribeirão Preto, 24 (1), 1-12.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Artigos