SATISFAÇÃO NO TRABALHO: A PERSPECTIVA DE FUNCIONÁRIOS DO SETOR OPERACIONAL DE UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA ATACAREJO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7906

Palabras clave:

Satisfação no trabalho, Eficiência Operacional, Supermercatista Atacarejo, Escala EST

Resumen

Objetivo: Este estudo tem por objetivo avaliar a satisfação no trabalho dos funcionários da categoria operacional de uma empresa do setor supermercadista atacarejo, em Anastácio (MS).

Método/abordagem: O método da pesquisa possui caráter quantitativo e utiliza a Escala de Satisfação ao Trabalho (EST) de Siqueira (2008), que propõe a análise de estatística descritiva a partir de cinco dimensões de análise de satisfação: com os colegas; com o salário; com a chefia; com a natureza do trabalho e com as promoções. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2023 e contou com a participação de 54 funcionários de nível operacional.

Principais resultados: A pesquisa permitiu identificar que, de modo geral, os trabalhadores estão indiferentes ao ambiente de trabalho; não demonstram satisfação, nem insatisfação. O estudo apresentou nuances em relação à percepção dos funcionários a respeito da injustiça quanto à sua qualificação e compensação. Isso ao considerar a insatisfação salarial em relação à sua capacitação profissional e como ela é aproveitada no seu ofício. Tais aspectos relacionados ao nível de indiferença acentuado, constatado na média da dimensão das promoções, sustenta essa hipótese.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: De modo prático, os resultados contribuem ao indicar as principais dimensões que necessitam de melhoria nos processos de gestão organizacional.

Originalidade/relevância: A pesquisa corrobora com propostas de avaliação de satisfação no trabalho a partir de escalas pré-validadas ao contexto brasileiro. No mais, proporciona contribuições teóricas ao gerar resultados relacionados a um segmento específico de negócio, o supermercadista atacarejo, o que pode contribuir significativamente como fonte de informações para análises estratégicas de benchmarking por empresas relacionadas ao setor.

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Biografía del autor/a

Daniel Colman Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Raphael Colman Soares, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado em Administração

Mariana A´parecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

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Publicado

2024-11-18