POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO ALMOXARIFADO VIRTUAL EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v18i2.7847

Palabras clave:

Planejamento estratégico, Almoxarifado Virtual, Percepção de servidores públicos

Resumen

Objetivo: Avaliar as potencialidades e desafios da implantação do Almoxarifado Virtual (AV) numa Organização pública de ensino do Rio Grande do Norte, a partir da perspectiva de servidores administrativos. Especificamente, mostrar o perfil desses servidores, as características organizacionais, a análise diagnóstica de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da implantação do AV e um plano de ação.

Método/abordagem: A abordagem da investigação é qualitativa. Um roteiro semiestruturado de entrevista foi direcionado eletronicamente a 12 servidores administrativos lotados nas coordenações de Material e Patrimônio da instituição. A técnica de Análise de Conteúdo foi adotada. Dados empíricos foram confrontados com a teoria apresentada.

Principais Resultados: A implantação do AV contribui para a melhoria do desempenho funcional entre diferentes setores e departamentos organizacionais. Servidores destacaram mais pontos fortes e oportunidades da implementação do AV do que fraquezas e ameaças. A maioria das forças também se realçam como oportunidades de melhoria, a exemplo da simplicidade e agilidade nas aquisições, a desburocratização, a otimização e a redução de custos e desperdícios.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: A promoção do diálogo entre acadêmicos e servidores públicos favoreceu aprendizados mútuos sobre planejamento estratégico para a inovação, maximizando a utilidade dos recursos organizacionais. Um plano de ação proposto sugere caminhos para a diversificação de produtos, minimização de fragilidades e proteção de ameaças percebidas.

Originalidade/relevância: Este é um dos poucos estudos, que discutem aspectos de inovação na Administração Pública, propondo trocas, aprendizado e a construção de ferramentas de gestão estratégica replicáveis às organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anselmo Marcos Cavalcanti Nascimento, Universidade Potiguar (UnP)

Mestre em Administração

Jussara Danielle Martins Aires, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Turismo

Hilderline Câmara de Oliveira, Universidade Potiguar (UnP)

Doutora em Ciências Sociais

Marcos Luiz Lins Filho, UnTribunal de Regional Federal - 2a Região (TRF2-SJES)

Doutor em Administração

Citas

Albertin, A. L., & Albertin, R. M. de M. (2021). Transformação digital: Gerando valor para o “novo futuro.” GV-EXECUTIVO, 20(1), 26-29. https://doi.org/10.12660/gvexec.v20n1.2021.8345

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barreto, P. H. A. (2017). Competências profissionais dos pregoeiros federais do Rio Grande do Norte. [Dissertação de Mestrado, Universidade Potiguar]. Repositório da Universidade Potiguar.

Božić, L., & Rajh, E. (2016). The factors constraining innovation performance of SMEs in Croatia. Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 29(1), 314–324. https://doi.org/10.1080/1331677x.2016.1168040

Brasil (2018). Portaria nº 295, de 26 de setembro de 2018, do Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Diário Oficial da União: edição 187, seção 1, p. 60, Brasília, Brasil.

Costa Júnior, J. F. da, Bezerra, D. D. M. C., Cabral, E. L. S., Moreno, R. C. P., & Pires, A. K. S. (2021). A Matriz SWOT e suas Subdimensões: Uma Proposta de Inovação Conceitual. Research, Society and Development, 10(2), 1-14. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12580

Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2016). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Califórnia: SAGE Publications.

Ferrell, O. C., & Hartline, M. D. (2009). Estrategia de marketing. São Paulo: Cengage Learning.

Fuck, M. P., & Vilha, A. M. (2011). Inovação Tecnológica: da definição à ação. Revista contemporâneos, 9, 1-21.

https://revistacontemporaneos.com.br/n9/dossie/inovacao-tecnologica.pdf.

Gürel, E. (2017). SWOT analysis: a theoretical review. Journal of International Social Research, 10(51), 994–1006. https://doi.org/10.17719/jisr.2017.1832

Hvolkova, L., Klement, L., Klementova, V., & Kovalova, M. (2019). Barriers Hindering Innovations in Small and Medium-Sized Enterprises. Journal of Competitiveness, 11(2), 51-67. https://doi.org/10.7441/joc.2019.02.04

Jin, S. H., & Choi, S. O. (2019). The effect of innovation capability on business performance: A focus on IT and business service companies. Sustainability, 11(19), 1-15https://doi.org/10.3390/su11195246

Lima, P. R. S (2021). O papel da universidade no incentivo à inovação: proposta de fonte de informação sobre empresas de base tecnológica. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Alagoas]. Repositório da Universidade Federal de Alagoas. http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8568

Lira, W. R. C (2022). Inovação no setor público: percepções sobre os resultados no processo de compras públicas no governo brasileiro. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório da Universidade de Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45172

Marques, B. D. N., Lima, Â. M. F., Souza, A. L. R. de, & Araújo, M. L. V. (2020). Gestão da Inovação na Administração Pública Federal: Reflexões sobre os caminhos, as barreiras e as perspectivas. Cadernos de Prospecção, 13(4), 1069-1087.https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.35146

Mergel, I., Edelmann, N., & Haug, N. (2019). Defining digital transformation: Results from expert interviews. Government Information Quarterly, 36(4), 1-16. https://doi.org/10.1016/j.giq.2019.06.002

Nassaji, H. (2020). Good qualitative research. Language Teaching Research, 24(4), 427-431. https://doi.org/10.1177/1362168820941288

Paz, L. A., Pires, C. L. (2021). Almoxarifado virtual do Ministério da Economia: um estudo sobre as compras de material de consumo administrativo nas organizações militares do Exército Brasileiro. [Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização, Escola de Formação Complementar do Exército]. Biblioteca Digital do Exército. http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9530

Reis, C. L., & Carvalho, F. L. de L. (2020). O fomento às novas tecnologias na Administração Pública como Direito ao Desenvolvimento. International Journal of Digital Law, 1(3), 11–28. https://doi.org/10.47975/ijdl/3lima

Ruan, M., Baskaran, A., & Zhou, S. (2021). Mainland Chinese immigrant-owned SMEs in Malaysia: Case studies. Millennial Asia, 13(1), 5–34. https://doi.org/10.1177/0976399620977026

Santos, B. R. P. dos, & Damian, I. P. M. (2018). O mapeamento do conhecimento por meio da análise SWOT: estudo em uma organização pública de saúde. Em Questão, 24(3), 253-274. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245243.253-274

Teixeira, T. S., Andrade, D. M., Alcântara, V. de Castro, & Oliveira, N. K. de. (2019). Inovação e empreendedorismo: um caso no setor público. Revista Pretexto, 20(1), 57-71. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39462

Tigre, P. B. (2014). Gestão da inovação: A economia da tecnologia no Brasil. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Venturini, R., Santor, C., & Zanatta, J. M. (2021). Análise da aplicabilidade da filosofia Just in Time em uma empresa do setor metalmecânico. Revista Contribuiciones a las Ciencias Sociales, 7(1), 28-47. https://doi.org/10.51896/CCS/SLOG2643

Wekerma, C. (2012). Métodos PDCA e Demaic e Suas Ferramentas Analíticas (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.

Yen, T. T. B., Le, B. M., & Tran, T. H. (2019). Analyzing the barriers to innovation development in emerging economies: Vietnamese small and medium enterprises (SMEs) as an empirical case. Asian Economic and Financial Review, 9(1), 64-77.

https://doi.org/10.18488/journal.aefr.2019.91.64.77

Zyrianoff, W., Kuniyoshi, M. S., Gaspar, M. A., & Nascimento, H. do. (2021). Práticas de Gestão do Conhecimento e Capacidade Absortiva Aplicadas à Melhoria de Desempenho e Qualidade na Manutenção Industrial. Research, Society and Development, 10(2), 1-20.

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12713

Publicado

2025-09-19