Perfil de internação de idosos por fratura de fêmur na Região Sul do Brasil

Hospitalization profile of older adults patients with femur fractures in the Southern Region of Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8279

Palavras-chave:

Idoso, Fraturas do Fêmur, Saúde do idoso, Epidemiologia, Hospitalização

Resumo

Introdução: A ascensão das fraturas de fêmur como causas de hospitalização entre idosos reflete o impacto do envelhecimento populacional e das condições de saúde associadas. Objetivo: Avaliar o perfil de internações de idosos em virtude de fraturas de fêmur no Brasil, especialmente na região Sul. Metodologia: Os dados foram extraídos do Sistema Hospitalar de Informação/DATASUS, considerando o período de 2013 a 2022, e analisou-se internações por faixa etária e sexo. A análise de tendência foi realizada pelo programa Stata14®, com o método de regressão de Prais-Winsten, e a taxa calculada por 1.000 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Resultados: A média nacional de internações por tal condição é de 2,23/1.000 habitantes, sendo a Região Sul a que registra a maior taxa, de 2,41/1.000 habitantes. As diferenças nas taxas entre as regiões sugerem que fatores ambientais, culturais e climáticos influenciam os desfechos clínicos. O Paraná apresenta maior taxa de hospitalização por fratura do fêmur no Sul, com índice de 2,56/1.000 habitantes em 2022. A regressão mostrou tendências significativas para o Paraná e Rio Grande do Sul, com valores de p de 0,002 e 0,018, respectivamente. Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, os três estados registraram picos de internação. Considerações finais: Este estudo evidencia a necessidade de enfoque multidisciplinar no tratamento das fraturas de fêmur em idosos, incluindo prevenção e políticas de saúde específicas. A compreensão do perfil dessas interações é essencial para o desenvolvimento de intervenções eficazes para esta faixa etária e para a saúde pública.

Downloads

Biografia do Autor

Ronaldo Bega, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2021). Atualmente é acadêmico do Curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

Michelli Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Engenharia Química - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é acadêmica do Curso de Medicina - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Maria Luiza Santana Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Medicina - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Gizeli da Silva Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Medicina - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Heloísa Marquardt Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA (2013), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência em pesquisa epidemiológica e análise de dados com enfoque em diversas áreas. Atualmente é Professora substituta de Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó/SC.

Rosane Paula Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2011). Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2012). Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica: Uroginecologia Funcional pela Faculdade Inspirar (2017). Mestra em Envelhecimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF (2014). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - PPGCS (2022). Atualmente é docente adjunta do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Tânia Aparecida de Araujo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública (FSP/USP, 2019). Atualmente, é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó, no curso de Medicina - área de Saúde Coletiva e Epidemiologia.  

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

BEGA, R.; FONTANA, M.; LUIZA SANTANA PEREIRA, M.; DA SILVA ROSA, G.; MARQUARDT LEITE, H.; PAULA NIEROTKA, R.; APARECIDA DE ARAUJO, T. Perfil de internação de idosos por fratura de fêmur na Região Sul do Brasil : Hospitalization profile of older adults patients with femur fractures in the Southern Region of Brazil. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 12, n. 1, p. 118–137, 2025. DOI: 10.22298/rfs.2024.v12.n1.8279. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8279. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos