Perfil de internação de idosos por fratura de fêmur na Região Sul do Brasil
Hospitalization profile of older adults patients with femur fractures in the Southern Region of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8279Palavras-chave:
Idoso, Fraturas do Fêmur, Saúde do idoso, Epidemiologia, HospitalizaçãoResumo
Introdução: A ascensão das fraturas de fêmur como causas de hospitalização entre idosos reflete o impacto do envelhecimento populacional e das condições de saúde associadas. Objetivo: Avaliar o perfil de internações de idosos em virtude de fraturas de fêmur no Brasil, especialmente na região Sul. Metodologia: Os dados foram extraídos do Sistema Hospitalar de Informação/DATASUS, considerando o período de 2013 a 2022, e analisou-se internações por faixa etária e sexo. A análise de tendência foi realizada pelo programa Stata14®, com o método de regressão de Prais-Winsten, e a taxa calculada por 1.000 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Resultados: A média nacional de internações por tal condição é de 2,23/1.000 habitantes, sendo a Região Sul a que registra a maior taxa, de 2,41/1.000 habitantes. As diferenças nas taxas entre as regiões sugerem que fatores ambientais, culturais e climáticos influenciam os desfechos clínicos. O Paraná apresenta maior taxa de hospitalização por fratura do fêmur no Sul, com índice de 2,56/1.000 habitantes em 2022. A regressão mostrou tendências significativas para o Paraná e Rio Grande do Sul, com valores de p de 0,002 e 0,018, respectivamente. Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, os três estados registraram picos de internação. Considerações finais: Este estudo evidencia a necessidade de enfoque multidisciplinar no tratamento das fraturas de fêmur em idosos, incluindo prevenção e políticas de saúde específicas. A compreensão do perfil dessas interações é essencial para o desenvolvimento de intervenções eficazes para esta faixa etária e para a saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronaldo Bega, Michelli Fontana, Maria Luiza Santana Pereira, Gizeli da Silva Rosa, Heloísa Marquardt Leite, Rosane Paula Nierotka, Tânia Aparecida de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).