A influência do banho de contraste em membros inferiores na remoção do lactato sanguíneo no póstreinamento de praticantes de karatê-do shotokan
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1752Resumo
Introdução: O banho de contraste é utilizado em atletas para acelerar a remoção do actato sanguíneo após exercícios físicos. Objetivos: O objetivo foi verificar a sua utilização em membros inferiores na remoção do lactato em praticantes de karatê-do shotokan. Materiais e métodos: Participaram 7 atletas, submetidos a 3 mensurações (repouso, após treinamento e ao final do banho de contraste). Resultados: Os níveis de lactato nas mensurações de repouso e pós-treinamento e entre pós-treinamento e pós- anho de contraste apresentaram diferenças significativas (p<0,05). Conclusão: Observou-se que o protocolo de banho de contraste utilizado é eficaz na diminuição do lactato sérico e contribui com o processo de recuperação muscular.Downloads
Downloads
Como Citar
A influência do banho de contraste em membros inferiores na remoção do lactato sanguíneo no póstreinamento de praticantes de karatê-do shotokan. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 54–62, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1752. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1752. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).